A novela "Tieta", em exibição no horário do "Vale a Pena Ver de Novo" da Globo traz para essa semana a protagonista, interpretada por Betty Faria, pedindo desculpas à Ricardo (Cássio Gabus Mendes).
Além disso, também mostra ao telespectador o retorno de Helena (Françoise Furton) a cidade de Santana do Agreste. Veja o que você pode esperar no resumo a seguir.
Ao chegarem na cidade, os homens da hidrelétrica decidem se hospedar na pensão de Milu (Miriam Pires). Timóteo (Paulo Betti) escuta Elisa (Tássia Camargo) contar que ele não deseja a sua felicidade. Na sequência, Tieta recebe um questionamento da irmã, Perpétua (Joana Fomm), se ela está aborrecida diante da briga com Ricardo. Logo, a vilã pede ao filho que fale com Tieta, mas ele fica indeciso. Carol (Luiza Tomé), ao perceber Osnar (José Mayer) em sua casa, não deixa ele entrar.
Ascânio (Reginaldo Faria) e Osnar conversam, e ele diz que não vai se desculpar com Leonora (Lidia Brondi). No entanto, depois decide procurá-la. Leonora e Ascânio brigam, e o homem sai furioso. Assim, Tieta conversa com Leonora, e diz que está tudo certo caso ela desejar se divertir com Ascânio, mas que não pode levar nada a sério.
Ainda na trama, Laura (Cláudia Alencar) escuta do esposo Dário (Flávio Galvão) que não poderá continuar a busca caso a luz chegue na cidade. Já que Amorzinho (Lilia Cabral) foi até a sua loja, Amintas (Roberto Bonfim) mente para Chalita (Renato Consorte) a respeito do motivo.
Por fim, Dário conversa com os homens da hidrelétrica e dá um aviso crucial, informando que vai fazer tudo o que puder contra a situação. Tieta escuta da mãe, Tonha (Yoná Magalhães), que ela magoou o pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos). Quando Ricardo encontra com Tieta, eles não se falam. No final do capítulo, Zé Esteves e Tonha são chamados por Tieta para uma conversa.
Logo quando chama os pais para um diálogo, Tieta comenta que vai comprar uma casa para ele e Tonha. Dessa forma, Carmosina (Arlete Salles), grande aliada de Tieta que ainda é virgem, acredita que essa atitude tenha ligação com a vingança da amiga. Decidido quando vai à casa de Carol, Osnar arromba a porta e vê a moça amarrada à mesa. Imaculada (Luciana Braga) é chamada pelo Coronel (Ary Fontoura) para a primeira lição.
Num outro momento, Ricardo recebe um pedido de Tieta para conversar. De pronto, ele não deseja, mas a mulher o segura. Assim, quando Perpétua chega no local, questiona sobre o que está acontecendo. Tieta explica que só quer conversar com Ricardo, e sua irmã sugere que ambos falem no quarto. Completamente revoltado, Osnar avisa que vai bater em Modesto (Armando Bógus), mas Carol suplica para que ele esqueça. Além disso, Osnar recebe um tapa de Carol. Ele até tenta soltá-la, mas Carol não deixa e conta que tem um filho.
Quando Imaculada fala de Arturzinho (Marcos Paulo), o coronel se sente mal. Por outro lado, quando Tieta pede desculpas à Ricardo, ele a perdoa e fazem as pazes. Quando lembra da última vez que viu o filho, o coronel chora. Ao consertar a porta de Carol, Osnar promete que Modesto vai se arrepender pelo que fez. No que diz respeito ao divórcio, Ascânio vai achar esquisito Helena (Françoise Furton) não ter enviado a confirmação para a audiência. Ascânio não percebe que a "Mulher de Branco" passa por ele.
Para ficar mais perto do filho, Carol pede a permissão de Modesto para voltar para Salvador. Amorzinho será flagrada conversando com Amintas por Perpétua, e a moça vai desmaiar. Quando Dário chega à casa do coronel, percebe que ele não quer receber ninguém. Ascânio escuta Tieta contar que aprovou as ideias para o complexo turístico, mas ainda precisa pensar mais no assunto.
Logo, decide convidá-lo para um jantar na casa de Dário. No final, quando Ricardo está se preparando para ir à casa de Dário com Tieta, é chamado pelo padre para uma extrema-unção, e ele afirma que vai.
Ao saber que Ricardo não vai acompanhá-la até Mangue Seco, Tieta fica chateada. Por outro lado, Elisa comenta com sua mãe que gostaria de ter a coragem de Helena para deixar tudo para trás. Ainda chateado, o coronel opta por ficar sozinho.
Dário vai receber Tieta, Leonora e Ascânio em sua casa. Em outro momento, Modesto escuta de Marcolino (Otávio Augusto) que está investigando quem esteve no cartório procurando pela família Antunes. Sem saber quando vai acontecer o evento beneficente de Zuleica (Maria Helena Dias), as amigas Aída (Bete Mendes) e Juracy (Ana Lucia Torre) optam por agendar o bingo no sábado.
Na intenção de deixar Ascânio e Leonora sozinhos, Tieta finge passar mal. Assim, os dois vão para uma ilha e fazem as pazes. Amorzinho, ao receber um abraço de Amintas, sai correndo da loja. Leonora escuta de Ascânio que ele não deseja ser apenas seu amigo. Perpétua fala com o filho, quando ele chega em casa, para ir se encontrar com Tieta. Assim sendo, quando ele chega à casa de Dário, Tieta fica feliz. Quando a maré da ilha sobe, Leonora e Ascânio não conseguem sair da ilha, e Helena decide voltar para a cidade de Santana do Agreste.
Quando chega à cidade, Helena decide aguardar Ascânio na prefeitura, mas já que Leôncio (Roberto Frota) precisa fechar, ela se encaminha para a praça. Ainda chateado a respeito da fala de Imaculada, o coronel vai se recusar a comer. Quando se dão conta de que Tieta bolou um plano para ficarem a noite sozinhos, Ascânio e Leonora acham a ideia boa.
Helena recebe um convite de Elisa, para que ela durma em sua casa, e Timóteo fica com raiva. Ao admirarem a lua, Ricardo e Tieta ficam de mãos dadas. Helena é questionada por Elisa, em como ficou sua vida após o divórcio, mas Timóteo chega e não deixa elas concluírem o assunto. Depois, ao amanhecer do dia, Helena decide aguardar Ascânio no ancoradouro. Juntos, Leonora e Ascânio vão embora da ilha e se dirigem à casa de Dário.
Quando todos estão no ancoradouro, Ascânio também avista Helena. A mulher pede para conversar com Ascânio em um outro lugar. Por este motivo, Leonora fica sentindo raiva dentro de si, diante do retorno de Helena. Ascânio decide ir conversar com Helena na pensão de Dona Milu. No local, Ascânio escuta de Helena que se arrepende e pede uma nova chance ao rapaz. Dessa forma, ele decide levá-la para casa, mas explica que terá que aguardar até ele pensar e se decidir.
Leonora escuta a amiga Tieta contar que Helena está na residência de Ascânio. Por este motivo, lembra à moça que ela e Ascânio não podem ter algo sério, já que em breve terá que retornar para São Paulo. Ao final, Leonora é levada por Elisa para conversar com Helena.
Quando a novela inicia, Leonora é ameaçada por Helena, e ela pede que desista de Ascânio. Na continuação, Helena é questionada por Elisa, já que a moça deseja saber o motivo pelo qual ela voltou. Assim sendo, Helena afirma que está arrependida da separação. Em sequência, Ricardo recebe um pedido de Cosme (Paulo Nigri) para os dois irem embora, mas o rapaz se nega.
Leonora é procurada por Ascânio, e ele afirma que deseja continuar com a amizade. Ricardo recebe um convite de Peto (Danton Mello) para andarem a cavalo. Na sequência, Amintas mostra a planta que fez para a nova casa de Tieta, e ela aprova. Assim, Tieta fala para Perpétua que deseja que Ricardo tome conta da obra.
O coronel vai aceitar a oferta de comida de Imaculada. O forte calor chega à cidade de Santana do Agreste, e enquanto isso, Laura se depara com um ser estranho na praia. Assim, ela corre para a casa e afirma ter visto marcianos.
Perpétua recebe uma lista de Tieta com todos os seus bens, e ela fica em choque. Ao tentar seduzir novamente o esposo, Elisa percebe que Timóteo não se importa. Desse jeito, fala ao esposo que se eles não fizerem amor, vai para a rua e fará com o primeiro que aparecer. Decidido, Timóteo leva a esposa para o quarto. No final, Laura, ao pegar o livro de Dário, reconhece o ser esquisito que encontrou.