RESUMO DA NOVELA "JESUS" - semana de 24 a 28 de setembro de 2018
Caleb (ator não divulgado) passa a andar novamente depois que Jesus (Dudu Azevedo) intervém, ignorando Jairo (Felipe Cunha). Barrabás (André Gonçalves) encara Petronius (Fernando Pavão) ao afirmar não ter culpa no sumiço de Madalena (Day Mesquita). Caifás (Eucir de Souza) dá uma bofetada na viúva de Levi (ator não divulgado) ao ser chantageado por ela. A viúva de Levi, fora de si, avança em Caifás. A mulher morre ao ser atingida na cabeça com algo por Judite (Marcella Muniz). Barrabás deve ser detido, ordena Petronius. O comportamento de Jesus deixa Iscariotes (Guilherme Winter) chocado. Livona (Bárbara Borges) e Caifás resolvem colocar o cadáver da viúva de Levi em um esconderijo. Barrabás é largado na prisão. Caifás e Judite se livram do cadáver e Livona, sem ser vista, vê tudo. No hotel, Longinus procura pistas no quarto de Barrabás. A respeito das novas notícias, Petronius ouve de Pilatos (Nicola Siri). Kesiah (Polliana Aleixo) é consolada por Claudia (Larissa Maciel). Atrás de Caius (Felipe Roque) vai Deborah (Manuela Llerena). Madalena deixa Susana (Bárbara Reis) aflita. Diana (Cacá Ottoni) vai encontrar a mãe. Lázaro (Vandré Silveira) é recepcionado por Almáquio (Zeca Richa). Deborah conta que vai ser mãe ao ver Caius. É necessário acompanhar cada passo do Messias, conta Jairo a Simão Fariseu (Rafael Sardão). Deborah é desprezada por Caius ao afirmar que ele não é o pai do bebê que ela espera. Madalena é possuída por demônios, conta Kesiah a Susana. Rebeca (Dani Bavoso) é humilhada por Asisa (Ana Paula Tabalipa). Susana faz de tudo para consolar Kesiah. O doente curado de lepra se dirige ao Templo e narra a respeito de sua cura. O que Jesus diz deixa Mateus (Gabriel Gracindo) abalado. Ami (Felipe Cardoso) demonstra fé. Mateus decide acompanhar o Messias após Ele pedir. As atitudes de Jesus são comentadas por Ami e Edissa (Dedina Bernardelli). Adela deixa Diana furiosa. Deborah chora e o pai pergunta o motivo. Madalena é perseguida por demônios, conta Susana a Petronius. Mateus chama Jesus para uma refeição.
A refeição que Mateus ofertou tira Asisa do sério. Adela é destratada pela filha, possuída pelo demônio. Em conversa com o pai, Deborah é franca e admite ter engravidado de Caius. Caius afirma que não vai assumir o filho nunca. Na frente de Tiago Justo (Gil Coelho), José de Arimatéia (Giuseppe Oristânio) faz de tudo para simular. Susana é encaminhada por Petronius até Barrabás, quando ele alega que irá saber alguma coisa do bandido. Na casa de Mateus, o grupo faz a refeição. Quando descobre que o marido irá acompanhar Jesus, a abandonando, Asisa se espanta. Salomé (Valentina Bulc) é confortada por Bina (Juliana Kaz) e Heitor (Luiz Nicolau). Na cadeia, Antipas (Marcos Winter) vê Batista (Iano Salomão). A Susana, Barrabás relata como viu Madalena. A respeito do noivo e no vinho que não é velho em odres gastos, Jesus fala aos seguidores. A filha deve se afastar da cidade por um tempo, diz Arimatéia. Edissa recebe conselhos de Ami. Shabaka muda de assunto em relação ao ferimento no corpo. Na cadeia, Batista deixa Antipas nervoso. Judite e Caifás fazem de tudo para colocar o cadáver da viúva de Levi em um esconderijo, mas esbarram em Malco (Daniel Villas). À mãe, Diana afirma que jamais quer voltar a vê-la. No Vale do Himon, Caifás e Judite se livram do corpo da viúva. O que o Messias diz deixa Mateus empolgado. Arimatéia dá adeus à filha e, sem ser vista, Edissa nota. O fato causa suspeita em Tiago Justo. Barrabás é encaminhado para ver o governador. Livona se faz de desentendida. Pilatos afirma que quer tomar conhecimento do paradeiro de Maria Madalena ao confrontar Barrabás.
Barrabás só ganhará a liberdade depois que Maria Madalena for encontrada, avisa Pilatos. Na companhia de Jesus e dos fiéis, andam Judas Iscariotes e Mateus. João Batista segue na cadeia. Continuam atrás de Maria Madalena, Caius e Longinus (Sacha Bali). O fato de Maria Madalena não ter retornado faz Shabaka (Luka Ribeiro) e Susana ficarem aflitos. Petronius continua sem saber onde está Maria Madalena. Barrabás sai do sério, na cadeia. Em Jerusalém, Adela (Adriana Garambone) é escrachada por não estar sóbria. Ami recebe a ajuda de Malco para se mover. Judas Tadeu (Ricky Tavares) é recordado por Helena (Julia Maggesi). Perto de Jerusalém, aos 7 meses de gestação Deborah, triste, acaricia a barriga. Arimatéia e Tiago Justo se reveem. A criança de Deborah é entregue a um marido e sua mulher depois que ela começa a dar à luz. Aos seus fiéis, o Messias prega. Mirian (Beth Goulart) consola Maria (Claudia Mauro). O Messias volta para Jerusalém, semanas mais tarde. Um oficial dá um pão batido a Barrabás e ele se revolta. Deborah se lamuria pelo passado ao voltar para a casa do pai. Nicodemos (Ernani Moraes) recebe Tiago Justo para lhe passar ensinamentos. Ami desperta compaixão em Jesus e o Messias questiona se o paralítico quer receber a cura. Na cadeia, Batista padece. Ami passa a andar novamente após o Messias lhe curar.
Se passando por grávida, Livona destrata Adela enquanto se falam. O fato de Jesus estar em Jerusalém é comunicado a Pilatos. O Messias e seus fiéis se reveem. Todos ficam sabendo por Ami que ele voltou a andar por milagre. Gabriela (Maitê Padilha) reclama da ausência de João (Rafael Gevú). Yoná (Letícia Medina) admite que sente o mesmo em relação a Natanael (Pierre Baitelli). Simão Fariseu relutar em confiar no Messias e Jairo faz o mesmo. Caifás diz a Malco para segui-lo. Laila (Manuela do Monte) recorre a Maria para auxiliar a irmã. Caifás incrimina e deixa Yonatan (ator não divulgado) aflito. Yonatan lembra quando, sem que ninguém visse, se apoderou de umas espigas. Yonatan recorre a Givon (ator não divulgado) para não ser incriminado. Ami não deve volta a pecar, fala Jesus. Tem chance de Judas Tadeu estar acompanhando o Messias, diz Helena ao ver Joana (Anna de Lima). Kesiah deve ficar atenta a Helena, diz Claudia. Maria vai ver Asisa e a deixa nervosa. As roupas de cama de Livona estão com manchas de sangue e deixam Judite furiosa ao achá-las. O Messias é rejeitado por Tiago Justo. Caifás e Anás (Paulo Figueiredo) decidem armar contra o Messias. Maria é posta para fora de casa por Asisa. Na cadeia, Herodíade (Vanessa Gerbelli) desafia Batista. O desaparecimento de Maria Madalena é alvo de fala de Petronius e Susana. Usando uma fazenda velha e suja, Madalena invade a casa de Lázaro, Marta (Dani Moreno) e Maria de Betânia (Jéssika Alves) sem que ninguém veja. A família se depara com Maria Madalena. Caifás é roubado por Dimas (Fifo Benicasa) e Gestas (Flávio Pardal). Caifás acusa Jesus de ser um pecador ao chegar perto Dele ao lado de Anás. Devem arremessar pedras contra Ele, fala Anás.
Jesus se mostra tranquilo e deixa Caifás nervoso. Maria Madalena é auxiliada por Marta, Lázaro e Maria de Betânia. Antipas destrata Herodíade. Caifás explode de raiva quando o Messias o encara. Tiago Justo se reencontra com Deborah e fica mexido. Os parentss de Lázaro prestam assistência a Maria Madalena. Livona conta que tem noção que a viúva de Levi foi morta quando é desmascarada por Judite em relação a falsa gravidez e colocada para fora de casa. Jesus é destratado por Caifás e Anás. Deborah é atenciosa com Tiago Justo. Livona diz a Judite que elas podem chegar a um consenso. Livona afirma que Judite pode ficar grávida com seu auxílio. Jogam tomates em Caifás quando ele manda que taquem pedras no Messias. O povo fica ao lado do Messias. Helena revê Judas Tadeu. A Judite, Livona conta que é a oportunidade dela ficar grávida. O novo comportamento de Deborah deixa Tiago Justo fascinado. Judas Tadeu, sensibilizado, dá adeus a Helena. Efraim (Guilherme Lopes), pai de Asisa, chega de surpresa na casa dela. Livona sofreu um aborto, inventa Judite para Caifás. O Messias tem chance de auxiliar Maria Madalena, conta Kesiah. Maria Madalena necessita de auxílio, conta Lázaro. Helena se abre para a mãe. Ami surge na estalagem. Simão Zelote (Rodrigo Andrade) fica sabendo que o irmão foi para a cadeia. Maria afirma que compreende o que Asisa está passando. Efraim critica as herdeiras. Zelote recorre a Petronius para visitar o irmão. Zaqueu (ator não divulgado) resolve auxiliar Adela. Na cadeia, Barrabás é visitado pelo irmão.