RESUMO DA NOVELA "JESUS" - semana de 17 a 21 de setembro de 2018
Jesus (Dudu Azevedo) afirma que a sede da Mulher Samaritana (Angelina Muniz) vai acabar. A Mulher Samaritana deve convocar o marido, diz o Messias. Ami (Felipe Cardoso) mostra confiança que ficará curado. O que Jesus diz deixa Yarin encantada. Shabaka (Luka Ribeiro) rejeita ajuda de Susana (Bárbara Reis) por conta de uma ferida na mão. Com a filha, Adela (Adriana Garambone) comenta a respeito do Messias. Pedro (Petronio Gontijo) afirma que Jesus não podia ter ficado só. A mãe de Dimas (Fifo Benicasa) e Gestas (Flávio Pardal) morre e eles ficam mal. A respeito de dois filhos sumidos, Adela fala com Diana (Cacá Ottoni). Dimas e Gestas são vistos por Shabaka. Susana é recebida por Madalena (Dhay Mesquita). Atrás do Messias, Iscariotes (Guilherme Winter) se dirige a Jerusalém. Madalena fica fora de si ao notar que o seu reflexo se alterou. Jesus e a Mulher Samaritana são notados por Pedro e mais discípulos. Pilatos (Nicola Siri) faz perguntas a Iscariotes quando este critica Antipas (Marcos Winter). Na cadeia, Batista (Iano Salomão) é ironizado por Heitor (Luiz Nicolau). Salomé (Valentina Bulc) não deve se aproximar de Batista, ordena Herodíade (Vanessa Gerbelli). Joana (Anna de Lima) fica sabendo que Judas Tadeu (Ricky Tavares) passou a ver graças a Jesus. Em Simaria, Yarin conta que o Messias está na cidade. Sula (Kika Kalache) pede perdão a irmã. Vários samaritanos chegam perto do Messias. Em mensagem, Iscariotes avisa que não será mais servo de Antipas. Mateus se enfurece quando Asisa critica Jesus. Jairo seduz Laila (Manuela do Monte) quando ela é ignorada por Simão Fariseu (Rafael Sardão). Sara (Ana Barrozo) recebe Maria (Claudia Mauro) ao mesmo tempo em que fala com Cornélius (Ademir Emboava). Jesus tem que permanecer mais um período no vilarejo, diz uma parte dos samaritanos. A todos, Jesus fala o que Deus disse. Sara recebe assistência de Maria e da neta. Yarin é questionada a respeito de Jesus por Iscariotes. Ao descobrir que Iscariotes foi embora, Antipas se irrita. Herodíade diz para ele tirar a vida de Batista. No albergue, Lázaro (Vandré Silveira) e as irmãs comercializam produtos. Maria de Betânia (Jéssika Alves) vai atrás de Simão Zelote (Rodrigo Andrade). Shabaka é atiçado por Barrabás (André Gonçalves). Pilatos questiona sobre o que a mulher tem noção a respeito do milagre de Judas Tadeu. Na casa de Pedro surge Jesus.
Jesus intervém e, por milagre, Sara fica curada. Pedro se sensibiliza. Sara manifesta vontade de festejar. Ao falar com o marido, Claudia (Larissa Maciel) simula crer que Judas Tadeu não esteja mais vivo. Susana apoia Shabaka quando ele descarta enfrentar Barrabás. Gabriela (Maitê Padilha) conduz Yoná (Leticia Medina) para ver a cidade pela primeira vez. O que o Messias diz deixa o povo surpreso. Barrbás é castigado por Susana. Natanael (Pierre Baitelli) é menosprezado por Yoná. Do lado externo há muita gente, diz Simão ao prevenir Jesus. Maria Madalena fica sabendo que Petronius (Fernando Pavão) manteve Judas Tadeu vivo e se espanta ao descobrir os milagres feitos por Jesus. Iscariotes vai atrás de Jesus. Asisa (Ana Paula Tabalipa) não tem do que se queixar, conta Laila. Ao pai, Tomé (Gustavo Rodrigues) se desculpa. Por ser funcionário de Roma, Mateus (Gabriel Gracindo) fica com culpa. Jairo (Felipe Cunha) fica sabendo que Jesus está na cidade. A Caifás (Eucir de Souza), Tiago Justo (Gil Coelho) diz que será leal a ele. Asisa destrata o marido. Jairo se enfurece. Diana faz de tudo para rasgar o seu braço quando recordações a deixam transtornada. Caius (Felipe Roque) fala mal de Deborah (Manuela Llerena). Longinus (Sacha Bali) seduz Marta (Dani Moreno). Maria de Betânia ri. Susana é exaltada por Lázaro por ser destemida. Em conversa com Helena (Julia Maggesi), Deborah conta que tem chance de estar esperando um bebê. Aos parentes, Tomé dá adeus. Sara confraterniza com todos. Pilatos diz que quer conversar com a filha. Maria Madalena se desculpa com Petronius. Gabriela deixa o pai com ciúmes por estar com João (Rafael Gevú). Jesus e Iscariotes se veem pela primeira vez.
Iscariotes diz que quer acompanhar o Messias. Mais cedo ou mais tarde, Helena o dará razão, conta Pilatos. Petronius beija Maria Madalena. Edissa (Dedina Bernardelli) vê Ami pela primeira vez. Deborah deve ignorar as falas de Jesus, conta Tiago. Pedro conta a André (Maurício Ribeiro) que não foi com a cara de Iscariotes. Gabriela é alvo de conversa de João e Tiago Maior (César Cardadeiro). Gabriela recebe conselhos da avó. A respeito da irmã, Petronius conversa com Madalena. João é alvo de conversa de Yoná e Gabriela. Malco (Daniel Villas) deve castigar Levi (ator não divulgado) porque ele tem uma dívida, conta Caifás. Deitados, Madalena e Barrabás são vistos por Petronius. Madalena fica sem saber como se deitou com Barrabás. Tiago Justo diz que pode ajudar Deborah no que for preciso. Um doente de lepra é posto para fora da cidade e Jairo não demonstra compaixão. Maria lembra da vez que foi desprezada. João e Tiago Maior partem para uma pescaria. Possuída pelos Sete Demônios, Madalena destrata Kesiah (Polliana Aleixo). Enfurecido, Petronius faz um treino. Levi deve ser apedrejado, determina Caifás, o culpando. Levi não tem culpa, sugere Arimatéia (Giuseppe Oristânio). O comportamento de Caifás espanta Livona (Bárbara Borges). Tomé se oferece para seguir o Messias. O ódio de Petronius deixa Caius e Longinus com suspeitas. As propriedades de Levi são tomadas por Caifás. Ao descobrir que Judite (Marcella Muniz) tem outra empregada, Basya (atriz não divulgada), Livona se espanta. Arimatéia é pego de surpresa por Zaqueu (ator não divulgado) quando ele se refere à sua filha. Presa no teto do castelo, Madalena é vista, possuída pelo mal, por Joana e Hélio (Raphael Montagner). Ao ser posta para fora de casa, Livona conta que espera um filho. Ao descobrir que Madalena estava com o demônio, Claudia se espanta. No castelo, Madalena boia, de bruços, na piscina e é flagrada por Diana. Ao Messias, o doente com lepra que foi posto para fora da cidade suplica por ajuda.
Jesus intervém e o doente de lepra fica sadio. Diana deve tirar a própria vida, diz Madalena, com o demônio, ao se erguer da piscina. Ao Messias, o doente com lepra se mostra grato. Claudia e Joana vão atrás de Maria Madalena. A novidade contada por Livona deixa Caifás empolgado. Judite deixa Livona continuar na casa dela. As propriedades da viúva de Levi são tomadas por Malco, obedecendo ordem de Caifás. Zaqueu é repreendido por José de Arimatéia. O novo milagre feito pelo Messias deixa Zebedeu (Roney Villela) Mateus e Goy (Paulo Lessa) surpresos. Maria Madalena some. O doente de lepra conta que Jesus o curou e deixa Jairo fora de si. João e Tiago Maior vão acompanhar o Messias após Sula dar adeus a eles. Ao flagrar Tiago Justo perto de sua filha, Arimatéia se mostra contente. João Batista reza ao Criador, trancado na prisão. O que Herodíade fala contra Batista deixa Bina (Juliana Kaz) espantada. Antipas exalta Salomé e a a deixa sem jeito. Barrabás tenta entrar no hotel, mas Shabaka não deixa. A Pilatos, Diana narra sua versão. Madalena é alvo de conversa de Helena e Petronius. Barrabás sente falta do irmão ao dizer que merece outra oportunidade. Simão Zelote lembra do irmão ao ouvir Jesus falar. Asisa diz ao marido trabalhar em seu lugar. Cornélius recepciona Caleb (ator não divulgado), que foi oficial de Herodes (Paulo Gorgulho) e hoje não consegue andar. Ao lado de seus fiéis, Jesus volta para Cafarnaum, dias mais tarde. Jairo e Simão Fariseu se mostram interessados. Barrabás é preso por Caius e Longinus. Em conversa com Adela, Livona admite ter mentido que estava grávida. Na casa de Caifás surge a mulher de Levi. A respeito do desaparecimento de Madalena, Petronius faz perguntas a Barrabás. Para chegar perto de Jesus, Caleb recorre a Cornélius. Jesus é encarado por Jairo.
Caleb passa a andar novamente depois que Jesus intervém, ignorando Jairo. Barrabás encara Petronius ao afirmar não ter culpa no sumiço de Madalena. Caifás dá uma bofetada na viúva de Levi ao ser chantageado por ela. A viúva de Levi, fora de si, avança em Caifás. A mulher morre ao ser atingida na cabeça com algo por Judite. Barrabás deve ser detido, ordena Petronius. O comportamento de Jesus deixa Iscariotes chocado. Livona e Caifás resolvem colocar o cadáver da viúva de Levi em um esconderijo. Barrabás é largado na prisão. Caifás e Judite se livram do cadáver e Livona, sem ser vista, vê tudo. No hotel, Longinus procura pistas no quarto de Barrabás. A respeito das novas notícias, Petronius ouve de Pilatos. Kesiah é consolada por Claudia. Atrás de Caius vai Deborah. Madalena deixa Susana aflita. Diana vai encontrar a mãe. Lázaro é recepcionado por Almáquio (Zeca Richa). Deborah conta que vai ser mãe ao ver Caius. É necessário acompanhar cada passo do Messias, conta Jairo a Simão Fariseu. Deborah é desprezada por Caius ao afirmar que ele não é o pai do bebê que ela espera. Madalena é possuída por demônios, conta Kesiah a Susana. Rebeca (Dani Bavoso) é humilhada por Asisa. Susana faz de tudo para consolar Kesiah. O doente curado de lepra se dirige ao Templo e narra a respeito de sua cura. O que Jesus diz deixa Mateus abalado. Ami demonstra fé. Mateus decide acompanhar o Messias após Ele pedir. As atitudes de Jesus são comentadas por Ami e Edissa. Adela deixa Diana furiosa. Deborah chora e o pai pergunta o motivo. Madalena é perseguida por demônios, conta Susana a Petronius. Mateus chama Jesus para uma refeição.