RESUMO DA NOVELA "JESUS" - semana de 26 a 30 de novembro de 2018
Anás (Paulo Figueiredo) é alvo de reclamação de Caifás (Eucir de Souza). Tiago Justo (Gil Coelho) ofende Arimatéia (Giuseppe Oristânio) quando este faz de tudo para falar com ele. É preciso juntar o máximo de pessoas visando a revolta, manda Barrabás (André Gonçalves) aos revoltosos. O temporal deixa os apóstolos angustiados. Ao se deparar com Petronius (Fernando Pavão) na casa de Adela (Adriana Garambone), Barrabás fica nervoso. Longinus (Felipe Roque) fica sabendo que na cidade viram Salomé (Valentina Bulc). Tiago Justo recorda Deborah (Manuela Llerena) e fica mal. Zaqueu (ator não divulgado) procura Shabaka (Luka Ribeiro) recolher impostos. Vão atrás de Salomé, Caius (Sacha Bali) e Longinus. A respeito do encontro que teve com Salomé, Adela relata no palácio. Pilatos (Nicola Siri) contém Herodíase (Vanessa Gerbelli), que se descontrola com a fala de Adela. Em conversa com Sara (Ana Barroso), Asis (Ana Paula Tabalipa) ofende o Messias. No mar, os apóstolos ficam espantados quando se deparam com uma sombra ao redor das ondas, enquanto chove muito. Nervosa, Asisa vai embora ao ser criticada por Sara. Jesus (Dudu Azevedo) caminha em cima das águas e deixa os apóstolos surpresos. Pedro (Petronio Gontijo) implora para o Messias lhe ajudar quando afunda na água ao se distrair com uma trovoada ao tentar imitar o Messias. O Messias o socorre. Ao desembarcarem em Genesaré, Jesus ordena que na cidade todos devem saber que Ele está ali. Barrabás comenta a respeito do levante e deixa Adela aflita. Tiago Justo está furioso, conta Arimatéia ao falar com a filha. Em conversa com o marido, Laila (Manuela do Monte) reclama que está só. Pedro adverte o Messias sobre a multidão quando Ele cura mais enfermos. Anás é rude e Caifás suspeita. Os rebeldes estão diante do templo, conta Malco (Daniel Villas). Maria (Claudia Mauro) faz de tudo para chegar perto do Messias. Goy (Paulo Lessa) recorre ao homem que acharam em busca de auxílio. À Maria Madalena (Day Mesquita), Simão Zelote (Rodrigo Andrade) se identifica. Jesus deixa a mãe com orgulho. Pilatos fica sabendo a respeito dos rebeldes. Os revoltosos são estimulados por Barrabás. Os judeus ganham liberdade total de Caifás. No Tanque de Betesda, Salomé é achada por Longinus. Laila e Jairo (Felipe Cunha) se beijam depois dele pedir demais. Para as pessoas, o Messias prega.
Quando percebe que alguns não creem no Messias, Maria se espanta. Ele e o Pão da Vida são a mesma pessoa, conta Jesus. Salomé diz a Longinus para fugirem juntos. Asisa chega e Jairo e Laila se espantam. Jairo busca um esconderijo. Aos revoltosos, Barrabás faz um discurso. Ao surgir, Petronius diz que Pilatos quer ver Caifás. As pessoas devem parar de cochichar, manda o Messias. No meio da população está Satanás (Mayana Moura). Asisa suspeita quando acha no tapete da irmã um quipá. Caifás deve dar um fim na revolta, manda Pilatos. Longinus relata a Caius a fuga dele e Salomé. Temina (atriz não divulgada) tem que ficar atenta a Pilatos, exige Caifás. Longinus, Caius e Salomé são observados por Petronius. Salomé escapa. Herodíade é convocada para um ato no templo por Antipas (Marcos Winter). Judite (Marcella Muniz) fica temerosa que o pai tome alguma atitude para lhe prejudicar. Salomé deve ser encaminhada ao palácio, manda Petronius a Caius. A elevada cobrança de impostos feita pelos romanos faz Lázaro (Vandré Silveira) e as irmãs protestarem. Judas (Guilherme Winter) conta que não confia em Madalena. Para a casa de Pedro voltam Goy, Gabriela (Maitê Padilha) e Yoná (Letícia Medina). Salomé foi achada, fica sabendo Pilatos. Antipas e Herodíase provocaram o assassinato de Batista (Iano Salomão), afirma Barrabás. A respeito do corbã, Zaqueu relata a Shabaka. Gestas (Flávio Pardal) fala em tomar o tesouro que pertence aos judeus. No palácio, as mulheres recepcionam Salomé. José de Arimatéia recebe assistência da mulher, Edissa (Dedina Bernardelli). A respeito de Gestas e Dimas (Fifo Benicasa), Livona (Bárbara Borges) questiona Adela. Herodíase fica sabendo que acharam Salomé. Anás faz perguntas e deixa Caifás com suspeitas. Deborah se reencontra com Tiago Justo e se sensibiliza. Salomé diz que não quer que a mãe chegue perto dela. Os oficiais devem se introduzir no meio dos revoltosos visando surpreendê-los com um ataque, manda Pilatos. Um dos apóstolos é o demônio, fala o Messias.
Ao ouvirem que um deles é o demônio, os apóstolos se espantam. Herodíade é destratada pela filha. Pilatos mandou os oficiais se infiltrarem no meio dos rebeldes, conta Temina a Caifás. Por apoiar os revoltosos, Deborah conta que não irá embora e faz uma declaração para Tiago Justo. Em Cafarnaum, Jesus encara fariseus. Ao notar que Caifás não vai sair em defesa dos revoltosos, Anás fica atordoado. Deborah afirma que não vai embora. Caifás não volta e Barrabás suspeita. Caius se passa de revoltoso e Deborah flagra. Joana (Anna Lima) suplica para Pilatos rever sua ordem. Ficam contra o Messias, fariseus e escribas. Ao brigar com Antipas, Herodíade ordena que quer falar com a filha. Deborah deve ir embora, fala Caius. Anás não chega ao tempo quando surge no pátio do templo, ordenando a todos para se retirarem. A situação faz Satanás comemorar. Os revoltosos são atacados por Caius e demais oficiais, que se exibem. Deborah esbraveja por Tiago. Anás fica aflito com a chacina e Satanás lhe sussurra no ouvido. Ao ser franco com Judite, Caifás mostra não estar tranquilo. O ato da mãe é alvo de perguntas de Salomé. Os apóstolos brigam e Satanás ri. Tiago Justo faz de tudo para salvar a filha de Arimatéia. Longinus ataca Barrabás enquanto ele enfrenta os oficiais. O oficial deve poupar Barrabás, suplica, nesse momento, Nicodemos (Ernani Moraes). Deborah escapa com a ajuda de Tiago Justo. Malco enfrenta Caius mas não se dá bem. O tesouro sagrado dos hebreus é roubado pelos oficiais romanos. Temina custa a chegar e Claudia (Larissa Maciel) suspeita. A respeito do que o Messias disse por último, os apóstolos falam. Os filhos comentam a respeito da forte chuva e Sula (Kika Kalache) se espanta. Petronius recebe o corbã de Caius e Longinus. Quando fica sabendo da carnificina, Malco deixa Marta (Beth Goulart) aflita. O templo destruído é visto por Anás. Jesus faz uma oração ao Criador. Nos braços, Tiago carrega Deborah, inconsciente. Arimatéia e Edissa ficam aflitos. Barrabás perde os sentidos quando surge no quarto de Adela após Nicodemos lhe dar apoio.
Ao voltar a si, Barrabás berra falando mal dos romanos. Barrabás recebe suporte de Adela e Nicodemos. À Tiago Justo, Deborah se mostra grata. Pilatos é alvo de perguntas de Joana e Chuza (Tadeu Aguiar) e todos ficam espantados. À Antipas, Longinus pergunta se pode se casar com Salomé. Os apóstolos recebem aulas do Messias. Antipas não aprova Salomé se casar com Longinus, alegando que ela necessita de um tempo maior. Joana e Chuza têm seus pedidos negados por Pilatos. Laila faz de tudo para que Jairo não invadir o seu aposento. Os apóstolos brigam e Yoná e Gabriela se queixam. Maria Madalena se mostra grata à Maria. Mais uma vez, Laila dá um beijo em Jairo. Madalena fica sabendo que Petronius é o centurião que aborreceu Maria.
André (Maurício Ribeiro) diz para Iscariotes dormir na sua cama. Madalena é franca com Maria e fala que ela e Petronius tiveram um caso. As recordações fazem Petronius se incomodar. Asisa dá um beijo em Mateus (Gabriel Gracindo) ao recepcioná-lo. Feliz, Jairo vai embora da casa de Laila após pedir para ela lhe beijar de novo. Barrabás fala mal de Adela, enquanto recebe cuidados de Adela. Malco deixa Marta (Dani Moreno) aflita. Antipas deve enfrentar Pilatos, atiça Herodíase. Possuída pelo demônio, uma menina está sendo alvo de tentativa de cuidados dos pais. Chamam pelo Messias. Pilatos deve entregar de volta o corbã aos judeus, diz Claudia. Ao notar que Barrabás escapou, Adela se espanta. A menina fica curada quando o Messias nota a fé da mulher cananeia. Caifás mostra falta de compaixão quando comenta sobre os revoltosos que morreram e Anás, Judite e Livona se espantam. Joana conta que ainda insiste e vai exibir isso a PIlatos. Longinus e Salomé são pegos no flagra por Herodíase. Barrabás ordena algo em troca quando vai a casa de Caifás. Um rapaz que não escuta e gagueja é encaminhado até o Messias por várias pessoas e elas pedem para o Messias lhe dar a cura.