RESUMO DA NOVELA "JESUS" - semana de 11 a 15 de março de 2019
A Pilatos (Nicola Siri), Helena (Júlia Maggesi) relata de que forma ficou sarada e diz que Tadeu (Ricky Tavares) não foi morto. Pilatos se choca. Diante de uma dezena de agricultores, Jesus (Dudu Azevedo) faz um sermão. Caifás (Eucir de Souza) estuda uma maneira de passar despercebido entre o povo como forma de atentar contra Jesus. Querendo que o Messias seja pego em armadilha, uma pessoa questiona se é legal pagar imposto a César. O Messias responde que deve ser dado a César o que pertence a ele, e a Deus dar o que é Dele. Satanás (Mayana Moura) se revolta e desaparece enquanto Anás (Paulo Figueiredo), Caifás e os fariseus se aborrecem.
Diante dos profetas fingidos, o Messias faz um discurso. Nicodemos (Ernani Moraes) fica sem jeito, assim como escribas e fariseus. Uma senhora que não tem mais marido passa por vários obstáculos para ver o Messias. Antipas (Marcos Winter) e Chuza (Tadeu Aguiar) dão uma arca cheia de dinheiro. O sacerdote aprova e dá um sorriso. O Messias conta que a mulher sem marido foi mais generosa, uma vez que ficou sem nada e não deu o que sobrava. Shabaka (Luka Ribeiro) pergunta se Mirian (Beth Goulart) quer ser sua mulher. Na cadeia, Zelote (Rodrigo Andrade) procura por Barrabás (André Gonçalves) e faz de tudo para que ele reconsidere sobre seus atos, fracassa e deixa o local triste. Jesus faz um sermão dizendo que aquilo que não é bom vai atingir Jerusalém e que o Filho de Deus está à caminho.
Pilatos comemora que Helena está saudável, se mostrando grato ao Deus dos judeus, levantando um cálice com vinho. Deborah (Manuela Llerena) fica sabendo que acharam o filho dela. Na figueira, o Messias faz um sermão e comenta que o fim se aproxima. Os apóstolos ficam apreensivos. Caifás põe azeite no candelabro junto às cortinas, no templo. Joana (Anna de Lima ) recorre a Almáquio (Zeca Carvalho) para que os detentos possam ter uma refeição. Caifás comemora ao ver o povo fazendo doações. Do lado de fora do santuário surgem o Messias e os apóstolos.
Caifás zomba de Jesus questionando se Ele igualmente está com doações. Jesus passa a pregar a respeito das doações feitas pelos escribas e dos profetas desleais. Caifás se revolta, apreensivo. Helena volta a ver Tadeu. Judas (Guilherme Winter) diz que quer vinho enquanto nota os aposentos de Chuza repletos de bens. Satanás aprova. Judas joga charme para a empregada. Na proximidade da Páscoa, Messias conta que não vai demorar para ser preso e morrer na cruz. Todos se abalam.
O Messias diz que os apóstolos devem se arrumar para retornarem à Jerusalém. Satanás comemora quando Judas passa a se transtornar. Uma parte dos nobres rejeita Judas. Caifás tem algo a sugerir ao apóstolo, relata Malco (Daniel Villas). Caifás diz que pode dar três dezenas de moedas de prata a Judas e também alguns benefícios. Pedro (Petronio Gontijo) e João (Rafael Gevú) devem separar uma área para terem refeição na Páscoa. Jesus conta que na porta de Jerusalém vão achar uma pessoa que tem uma moringa cheia d'água. É preciso acompanhar esse homem até sua residência, diz Jesus. Tiago Justo (Gil Coelho ) resolve acompanhar o Messias. A Cláudia (Larissa Maciel), Joana conta como surgiu a Páscoa. Todos festejam a Páscoa ingerindo um cordeiro. O Messias surge por conta da Santa Ceia.