RESUMO DA NOVELA "JESUS" - semana de 03 a 07 de dezembro de 2018
Uma parte dos discípulos riem quando o garoto faz de tudo para falar. Eles têm a atenção chamada por Pedro (Petronio Gontijo). O garoto é curado pelo Messias. Herodíade (Vanessa Gerbelli) joga charme para Longinus (Sacha Bali). Caifás (Eucir de Souza) é ameaçado por Barrabás (André Gonçalves). O extermínio é alvo de lamentação por Tiago Justo (Gil Coelho) e Nicodemos (Ernani Moraes). Herodíade adverte Longinus quando ele se nega a beijá-la. Joana (Anna de Lima) auxilia a arrumar o Templo. Ao notar que Zaqueu (Hilton Castro) se lastima pelo fato e surpreende Susana (Bárbara Reis). Cassandra (Claudia Assumpção) relata a respeito de sua reunião com o Messias. Uma mãe e a filha necessitadas são amparadas por Joana. Malco (Daniel Villas) recebe a assistência de Marta (Dani Moreno). Laila (Manuela do Monte) causa suspeitas em Asisa (Ana Paula Tabalipa). Em conversa com Edissa (Dedina Bernadelli), Deborah (Manuela Llerena) critica Caius (Felipe Roque). A respeito do poder do Criador, falam Almáquio (Zeca Richa) e Diana (Cacá Ottoni). Continua aumentando sem parar os milhares de seguidores do Messias. Edissa é grata a Tiago por ele ter socorrido Deborah. No templo, Caifás sacrifica um bicho. Dias mais tarde. O número de pães e peixes são aumentados por Jesus (Dudu Azevedo) através de um milagre. Quando escuta a respeito de Jesus, Petronius (Fernando Pavão) fica nervoso. Por não poder sair de seus aposentos, Salomé (Valentina Bulc) se queixa com a mãe. Temina (atriz não divulgada) lhe causa suspeitas, fala Petronius. Simão Fariseu (Rafael Sardão) surge deixa Laila espantada. Rumo a Magdala rumam o Messias e seus fiéis. Adela (Adriana Garambone) deixa Barrabás aflito. Cornélius (Ademir Emboava) é recepcionado por Sula (Kika Kalache). Os filhos deixam Sula aflita. Adela é destratada por Gestas (Flávio Pardal). Por ter que cozinhar para Pilatos (Nicola Siri), Almáquio se angustia. Arimatéia (Giuseppe Oristânio) é recepcionado pelo governador. Tiago Justo vai ao encontro de Deborah. Jesus tem que demonstrar que é o Messias, ordena um fariseu. Se revoltam os apóstolos.
Os fariseus são encarados pelo Messias. Gestas destrata Adela. Caius faz as pazes com Longinus. Os oficiais de Roma são alvo de ataque de um conjunto de revoltosos, na sequência. Adela consegue escapar com o auxílio de Dimas (Fifo Benicasa). Pilatos deve preservar o tesouro sacro dos hebreus, diz Arimatéia. A respeito de Temina, o governador quer notícias. A carnificina no templo faz Claudia (Larissa Maciel) lamuriar. Um paralítico recebe a cura do Messias. A Gestas, Dimas afirma que não irá lhe deixar sozinho. Adela recebe proteção de Barrabás. As primas Maria Madalena (Day Mesquita) e Zilpa (atriz não revelada) se reveem, em Magdala. Quando nota ferimentos na face da prima, Maria Madalena se choca. Jairo (Felipe Cunha) é advertido em relação ao relacionamento deles por Laila. Prima de Maria Madalena, Zilpa fica curada por intermédio de Jesus. No palácio, Abel (Hall Mendes), filho de Joana, é recepcionado pela mãe. Visando estreitar os acordos, Chuza (Tadeu Aguiar) fica com vontade de aliar o jovem à Salomé ou Helena (Julia Maggesi). Na companhia da família de Maria Madalena, se entretêm Jesus e seus fiéis. Natanael (Pierre Baitelli) pergunta se Yoná (Letícia Medina) quer se casar com ela. Helena é recordada por Judas Tadeu (Ricky Tavares). Antipas (Marcos Winter) diz que quer falar com Salomé. A respeito do mais recente ataque dos revoltoos, Caius e Petronius se falam. Deborah recebe conselho da mãe. Antipas não dá autorização para Salomé e Longinus se casarem.
A sugestão de Abel ser usado para interesses políticos deixa Joana inquieta. Tomé (Gustavo Rodrigues) bebe vinho quando Satanás (Mayana Moura) o seduz. A respeito da paixão que sente por Petronius, Madalena conversa com a prima. Em Magdala, Jesus e os apóstolos dão adeus à multidão. A falta de Maria Madalena deixa Petronius decepcionado. Cassandra deve observar Temina, solicita ele. Lázaro (Vandré Silveira) é carinhoso com Susana e vice-versa. Sula e Asisa brigam. Para deter os hebreus, um centurião de Roma recorre a Cornélius. Caius e Longinus fazem de tudo para barrar Gestas.
Gestas escapa dos oficiais. Foi Pilatos quem mandou, conta o centurião. Abel é recepcionado por Pilatos. Joana é reprovada por Herodíade. Levi (ator não divulgado) foi condenado por Caifás, fica sabendo Anás (Paulo Figueiredo). Tiago Justo recebe conselhos de Nicodemos. Jesus repreende os apóstolos. Helena e Salomé fazem pouco caso quando Abel é agradável com elas. Gestas recorre a Judite (Marcella Muniz) em busca de esconderijo. Asisa recorre o local onde os hebreus se encontram após dizer que quer falar com o centurião de Roma. Em Betsaida surgem Jesus e seus fiéis.
Caius invade a casa de Judite atrás de Gestas, embora ela tente evitar. No palácio, Fílon de Alexandria é recepcionado por Pilatos. A respeito do Messias, Filipe (Matheus Fagundes) comenta ao ver seu irmão deficiente visual. Os oficiais são postos para fora de casa por Caifás quando ele surge. Gestas continua escondido na parte inferior da cama. Filipe chama Jesus para ir a casa dele depois que o Messias faz seu irmão voltar a ver. Caifás continua no quarto, embora Judite faça de tudo para convencê-lo. Yoná recebe declaração de Natanael. Em lugar longe, Jesus faz oração ao Criador. Satanás atiça Tomé e, no fim, ele bebe. A embriaguez de Tomé é notada por Judas Tadeu.