RESUMO DA NOVELA "A DONA DO PEDAÇO " - semana de 20 a 25 de maio de 2019
Dulce (Fernanda Montenegro) ensina para Maria da Paz (Mirella Sabarense) ainda pequena a receita dos bolos. Adão (César Ferrario) e Ademir (Genézio de Barros) são pagos por um serviço. O tempo passa, e Maria (Juliana Paes) prepara um bolo para comemorar o aniversário das sobrinhas, Víginia (Duda Batista) e Fabiana (Maria Clara Baldon). Dulce dá de presente para as bisnetas um amuleto. Maria e Amadeu (Marcos Palmeira ) se conhecem. Maria e Amadeu ficam sabendo que as suas famílias são inimigas. Maria fala de Amadeu para a família e eles a impedem de vê-lo. Miroel (Luiz Carlos Vasconcelos) deixa Amadeu ficar com Maria, mas fala para Vicente (Álamo Facó) e o primo Murilo (Gustavo Piaskoski/ Ismael Caneppele) irem encontrar com ela, de surpresa, no lugar de Amadeu. Hélcio (Dionísio Neto) leva um tiro e Murilo também é alvo das rajadas. Zenaide (Maeve Jinkings) bota a culpa da morte de Hélcio em Maria. Amadeu vai atrás de Maria e ela afirma que botar um fim na briga entre as duas famílias. Com o auxílio do Padre (Fernando Elias), Maria propõe um pacto entre as duas famílias para que ela e Amadeu se casem. Maria e Amadeu escolhem o dia do casamento. As duas famílias vão até a Igreja. Amadeu é atingido por um tiro no altar, para desespero de Maria.
Amadeu é levado até o hospital. Levada para casa, Maria fica revoltada com a família. Ticiana (Áurea Maranhão) faz ameaças à Maria. Evelina (Nívea Maria) deixa a entender que para se salvar, a filha deveria fugir. Maria pergunta quem deu o tiro em Amadeu e Ticiana escuta tudo. Miroel e Nilda (Jussara Freire) ficam preocupados com a saúde de Amadeu. Ticiana entrega quem deu o tiro no irmão e a família promete vingança. Rael (Luiz Eduardo Toledo/ Rafael Queiroz), filho de Ticiana, avisa para os parentes que Maria fugiu. Miroel, Ticiana e Vicente vão atrás de Maria na igreja.Maria é levada pelos padrinhos, Aírton (Emilio Moreira) e Josiane (Ana Barroso), até a rodoviária. Ademir fica furioso com Evelina por ela arquitetar a fuga da filha. Miroel ordena que Vicente se livre de Virgínia e Fabiana. Evelina, as netas e Zenaide brincam na porta de casa. Vicente sequestra Fabiana. O médico de Amadeu conta para Nilda que ele pode ficar paraplégico. Aírton deixa Maria na rodoviária em um ônibus que tem São Paulo como destino.
Vicente resolve largar Fabiana em um convento. Eusébio (Marco Nanini ) se passa por líder da ocupação de um grupo de moradores de rua só para dar entrevista. Dorotéia (Rosi Campos) fica preocupada com os filhos e manda o marido tomar uma atitude. Eusébio acha uma casa desocupada e leva a mulher e os filhos até lá. Em São Paulo, Maria é recebida na casa de Marlene (Suely Campos). Na mesma hora, a casa ao lado sofre uma invasão e Maria impede que Marlene denuncie Eusébio e a família dele. Evelina vai até a residência dos Matheus para tentar achar a neta Fabiana e resolve ir até a polícia. Zenaide precisa ir embora com Virgínia para Vitória. Vicente e Miroel pegam Zenaide de surpresa, e ela manda a filha fugir. Beatriz (Natália do Vale ) acha Virgínia vagando pela rua.
Beatriz e Otávio (José de Abreu ) ajudam Virgínia e levam a menina para o hotel deles. Marlene combina com Linda (Rosamaria Murtinho) a indicação de Maria da Paz para um emprego. Dorotéia pergunta para Marlene se pode usar a cozinha dela. Linda leva Maria para um emprego na casa de Agno (Malvino Salvador). Maria é apresentada para Gladys (Nathalia Timberg ) e Lyris (Deborah Evelyn ), e começa a trabalhar imediatamente. Otávio e Beatriz resolvem retornar para São Paulo e levar Virgínia com eles. Evelina fica sabendo que Zenaide e Virgínia não conseguiram chegar em São Paulo e vai atrás dos Matheus. Dulce garante que vai descobrir o que acontece com a neta e as bisnetas. Régis (Reynaldo Gianecchini ) é apresentado à Maria e fica maravilhado com o bolo que ela faz. Maria se sente mal e Régis liga para um médico. Gladys conta para Maria que ela está grávida.
Gladys e Lyris mandam Maria embora e Régis leva a moça até em casa. Marlene conta para o Padre da gravidez de Maria, e a moça pede novidades sobre Amadeu. O advogado de Beatriz e Otávio informa ao casal o que eles devem fazer para conseguirem a adoção de Virgínia. A Madre superiora do convento ordena que a procura pela família de Fabiana continue. Dorotéia e a família vão até a casa de Marlene por conta do bolo de Maria. Eusébio fala que Maria deveria comercializar seus bolos. Amadeu acorda e compreende seu estado de saúde. Dulce resolve ir até a casa dos Matheus e exige informações de Zenaide e das filhas dela. Miroel e Ticiana brigam com Dulce. Dulce dá um tiro em Vicente e bota fogo na casa. Maria recebe informações da família e garante que vai achar as sobrinhas.
Marlene fala para Maria não sair de São Paulo. Chico (Tonico Pereira ) e Eusébio fazem um gato de água na casa de Dorotéia. Eusébio auxilia Maria na venda dos bolos. Nilda fala para Amadeu sobre o que aconteceu após o embate entre as duas famílias. Ademir vai até a polícia para conseguir informações de Zenaide. Beatriz e Otávio levam Virgínia até a casa de Agno. Chico arranja uma solução para Maria não ter mais problemas para vender o bolo dela na rua. Amadeu recebe alta do hospital. Evelina fala para Ademir que já tem ideia do que fazer para Amadeu ficar longe de Maria. Amadeu faz sessões de fisioterapia com Gilda (Heloísa Jorge) . Os bolos de Maria agradam a todos. Amadeu consegue dar pequenos passos com a ajuda do andador. A Madre não acha a família de Fabiana e resolve criar a menina. Evelina e Nilda firmam um acordo. Amadeu se levanta da cama mas cai assim que Nilda conta para ele que Maria morreu. Evelina engana Maria e fala que Amadeu morreu, e a filha entra em trabalho de parto.
(Por Anna Wery)