"Alma Gêmea" é daqueles novelões que reúnem várias características marcantes e que sempre valer uma nova reprise. Por isso, a novela de Walcyr Carrasco exibida em 227 capítulos entre junho de 2005 a março do ano seguinte passa a ser reprisada pela segunda vez no "Vale a Pena Ver de Novo", da Globo, a partir desta segunda-feira (29) dividindo o horário com "Paraíso Tropical", que sofreu com uma edição acelerada - a outra foi em 2009, fora a reapresentação no Viva em 2022.
A história de época e de cunho espiritual traz Eduardo Moscovis, Priscilla Fantin e Flávia Alessandra à frente do elenco dirigido por Jorge Fernando, morto em outubro de 2019 aos 64 anos por conta de uma parada cardíaca. Ele chegou a fazer uma rápida participação na história como Papai Noel.
Infelizmente, além do diretor, o elenco conta com alguns atores que já saíram de cena em menos de 19 anos após a estreia. O Purepeople recorda com você aqueles que deixaram saudade!
A perda mais recente do elenco foi de Neusa Maria Faro, aos 78 anos em julho de 2023 por conta de uma trombose. Na novela, a artista deu vida à Divina, dona de uma pensão e mãe de Ofélia, interpretada por Nicette Bruno. A viúva de Paulo Goulart foi uma das vítimas da Covid-19 falecendo em dezembro de 2020 aos 87 anos após aproximadamente três semanas de internação.
Na história, Ofélia era viúva do personagem citado apenas como "O Falecido". E foi Ankito quem fez o tipo. Um dos maiores nomes do humor, ele morreu em março de 2009 aos 85 anos em decorrência de câncer. Outra proprietária de estabelecimento comercial era Generosa, de Lady Francisco.
A artista se despediu aos 84 anos em maio de 2019 após falência de múltiplos órgãos. Perto dali na novela vive Elias, papel de Umberto Magnani. O veterano nos deixou aos 75 anos em abril de 2016 após não resistir a um Acidente Vascular Encefálico sofrido nas gravações da novela "Velho Chico".
Mãe de Jorge Fernando na vida real, Hilda Rebello era a divertida dona Filó, que trabalhava em floricultura. A atriz não resistiu a 22 dias de internação por insuficiência respiratória. A morte em dezembro de 2019, aos 95 anos, ocorreu dois meses após o falecimento do filho.
Entre aqueles que fizeram participações especiais e também já nos deixaram estão Luis Gustavo (setembro de 2021, aos 87 anos, de câncer), Duse Nacaratti (em julho de 2009, aos 76 anos, por problemas respiratórios), Carvalhinho (após parada cardiorrespiratória, em março de 2007 aos 79 anos) e Castro Gonzaga (em outubro de 2007, aos 89 anos de falência de múltiplos órgãos).
Além deles, Jorge Cherques (também de falência de múltiplos órgãos, aos 82 anos em março de 2011), Luiz Carlos Buruca (por conta de parada cardíaca, em abril de 2012, com 63 anos) e Chaguinha (63 anos, em dezembro de 2014).