No remake de 'Renascer ', Rachid é interpretado por dois atores: Gabriel Sater e Almir Sater, respectivamente, na primeira e segunda fase da novela. O 'turco que não é libanês' é o bom samaritano que salvou a vida de José Inocêncio (Humberto Carrão ) após ser despelado por capangas de Firmino (Enrique Diaz ).
O personagem voltará em breve já na pele de Almir Sater. Em seu retorno, o personagem encontrará o amigo de juventude e lhe contará um grande segredo: que Marianinha havia deixado uma carta para a irmã de Maria Santa (Duda Santos ) o qual revelava ter engravidado do próprio pai, Venâncio (Fabio Lago).
Na versão original de 1993, Rachid foi interpretado pelo veterano Luís Carlos Arutin. O paulista de Barretos havia construído uma carreira sólida, com direito a papeis marcantes em tramas como 'A Gata Comeu', 'Sinhá Moça', entre outros.
No entanto, uma fatalidade tirou a vida do artista no ano de 1996. Prestes a completar 63 anos, na época, o ator que estava em 'Idade da Loba', na extinta Manchete, morreu após um princípio de incêndio em sua casa, na zona oeste do Rio de Janeiro.
Na ocasião, uma vela acesa no quarto do filho provocou o começo das chamas. Arutin havia pedido para a mulher e o filho caçula que deixassem o local e ficou para tentar diminuir o fogo.
"As chamas se espalharam rapidamente por causa da parede revestida de isopor e carpete, usados como isolamento acústico pelo filho do ator, que toca bateria", relatou 'O Globo'. O veterano foi achado inconsciente em sua cama, levado para um hospital, mas morreria intoxicado. Porém, a rapidez das chamas fez com que o artista perdesse os sentidos. O Corpo de Bombeiros o encontrou caído no chão, mas ele não resistiu.