Aos 22 anos, Duda Santos terá um grande desafio pela frente: interpretar Maria Santa, a inesquecível protagonista da primeira fase de 'Renascer '. A jovem vai assumir o papel de Patrícia França em 1993, movimentando a vida de José Inocêncio, feito por Humberto Carrão na primeira fase.
Durante a coletiva virtual da trama de Bruno Luperi, a atriz deixou claro que não cria nenhuma expectativa para dar vida à emblemática personagem. "Acho que novela é um filho que está na nossa barriga, então independente do que for, eu não sei o que espero, mas é uma história contada com muito amor. É uma novela viva nos meus familiares, na minha mãe", comenta.
Além disso, ela se mostra bastante encantada com o folhetim épico. "O maior desafio é a responsabilidade de contar uma história tão bonita, de conseguir contar tudo com beleza. Olha que coisa linda tenho pra contar, meu desafio era comunicar às pessoas com o tamanho da personagem. O Bruno (Luperi) escreveu com uma lindeza e Maria Santa é uma força da natureza", define.
Na novela, Maria Santa será escorraçada pelo pai, Venâncio (Fábio Lago ), devido ao seu envolvimento com José Inocêncio. No capítulo de número 13, a personagem morre no parto do seu quarto filho, gerando repudia do pai com o caçula, João Pedro (Juan Paiva ).
Antes disso, ela será acolhida por Jacutinga (Juliana Paes ). A dona do bordel será como uma segunda mãe, e responsável pelo parto dos quatro filhos da moça: José Augusto (Renan Monteiro), José Bento (Marcello Melo Jr. ), José Venâncio (Rodrigo Simas ) e João Pedro.
"Tudo é lindo nessa personagem. Meu Deus do céu, no começo o meu maior medo era não conseguir me comunicar com as pessoas com o tamanho do amor que a personagem é", complementa a atriz.