Em 'Renascer ': Joana (Alice Carvalho) está passando por poucas e boas desde que se mudou para o vilarejo com o marido, Tião (Irandhir Santos ). Já nos próximos capítulos da novela das nove, ela precisará lidar com o comportamento obsessivo do matador de caranguejo, que incluirá uma galinha como nova integrante da família.
Na ocasião, o homem achará que o animal será responsável por gerar um cramulhão, assim coo o de Zé Inocêncio (Marcos Palmeira ) e, portanto, aumentará a possibilidade de enriquecer. A loucura do marido deixará Joana transtornada, que não aceitará a presença da galinha dentro de casa.
Além disso, a dona de casa precisa lidar com o assédio de Egídio (Vladimir Brichta ). Cada vez mais obcecado pela mulher do empregado, o coronel começará a roubar as roupas dela do varal. Em suas primeiras aparições, ele pegou o vestido para cheirá-la, levando uma grande bronca da dona Patroa (Camila Morgado ), o que não o impedirá de manter a atitude leviana.
Sem pensar duas vezes, Joana contará tudo para dona Patroa, que admitirá já saber do acontecido. A esposa do coronel ficará surpresa com Joana, achando que ela estaria se insinuando para o seu marido. Só a partir daí, as duas se tornarão grandes amigas. Iolanda se inspirará na força da amiga para acabar com o próprio casamento.
Logo, Joana e dona Patroa armarão um plano para desmascarar o vilão. A estratégia é fazer com que Egídio seja pego atacando a dona de casa, o que provocará uma grande briga. Tião apontará uma faca para o rival, mas desistirá de matá-lo.
Nas sequências finais da novela, Egídio será morto por Mariana (Theresa Fonseca ) para defender Zé Inocêncio (Marcos Palmeira ). Joana e Iolanda permanecerão unidas.
Na versão original, Joana terminou ao lado do padre Lívio, que larga a batina para se entregar ao amor. No remake, devido à mudança de religião do personagem de Breno da Matta, uma vez que o pastor pode casar, ainda não há uma definição sobre a relação de Joana com Lívio.