Buscar inspiração nos perfumes de famosos é um hábito recorrente entre quem ama o universo de beleza. Rafa Kalimann, com mais de 22 milhões de seguidores, é uma influenciadora revelante nesse cenário e conversou com o Purepeople sobre sua paixão por perfumaria.
"Acho que cheiro empodera. Eu acho que cheiro enfatiza aquilo que a gente está sentindo, que a gente quer passar. Eu acho que é o acessório principal, sabe? Pra mim, não tem coisa mais gostosa do que sair de um banho, passar um perfume que eu me sinta forte ou, sei lá, empoderada ou leve", analisa a mineira, adepta de uma rotina de beleza saudável e prática.
A global não abre mão nem mesmo em horários inusitados. "Eu passo perfume pra dormir, porque eu acho que é fundamental, porque eu faço pra mim, sabe? Eu gosto do cheiro pra mim", explica em papo durante lançamento da Ralph Lauren.
E será que Rafa é daquelas que tem uma vasta coleção de perfumes ou carrega um aroma como marca registrada. "Eu tenho alguns, mas não vario tanto, não. Prefiro aqueles são mais marcantes e gosto que tem uma pegadinha cítrica, sabe? Não tão doce...", aponta.
Ela explica, no entanto, que nem sempre foi assim. "Já gostei de perfume mais amadeirado, já gostei de perfume mais suave. Acho que vai muito da fase da vida que eu estou", diz a integrante do elenco feminino do "Dança dos Famosos".
E como toda fã de perfume tem seu segredinho, perguntamos qual é o de Rafa. "O segredo é encontrar o lugar certo pra passar o perfume. Tem gente que borrifa pelo corpo todo, tem toma um banho de perfume, acaba que fica, vai pra um lugar que não fica cheiroso. Fica um exagero...", opina.
"Então você passar da quantidade certa, saber dosar o cheiro pra que fique marcante, que seja um presente, enfim. Então eu tenho os meus lugares: no pulso, no colo, na nuca e pescoço, porque acho que o cabelo já já traz um cheiro pra ele também... o segredo pra saber dosar o uso!", acrescenta Rafa Kalimann.
E o uso de perfumes tem uma ligação para lá de especial para Rafa Kalimann. A avó, Dona Marcina, falecida em 2019. "Minha avó é minha principal referência, o lugar que eu volto, sabe? Eu sinto alguns cheiros imediatamente me remetem a ela. Essa valorização da fragrância e do aroma vem muito dela", aponta.
"Ela sempre falava tem que estar cheirosa, sabe? A gente chegava e a primeira coisa que ela sentia era o nosso cheiro. E o primeiro elogio que vinha dela era o quanto a gente estava cheirosa. Então eu acho que eu peguei muito isso dela. Trouxe isso muito, esse momento do cuidar e de se sentir cheirosa mesmo, sentir o seu próprio cheiro", afirma a influenciadora, que guardou uma recordação da matriarca: "Hoje eu tenho o perfume dela até hoje guardada. Uma colônia dela... é uma maneira de sentir ela pertinho de mim".
Percebo muito essa relação de perfume e moda: ele é o que o acessório final, sabe?
Dona de looks cheios de personalidade, Rafa Kalimann explica que enxerga os perfumes como parte essencial do seu estilo. "A cereja do bolo é o perfume. Tem perfume que é mais fluido e combina mais com uma estética mais leve, talvez. E tem dia que você está se sentindo assim power sexy. Você quer causar, deixar um cheiro mais marcante? Eu acho que já dá para combinar com outro tipo de perfume", define.
E que atire a primeira pedra, ops, frasco de perfume, quem nunca viveu um perrengue com esse item de beleza. "Uma vez, eu estava viajando com a minha prima e o perfume que eu usava quebrou durante a viagem e eu não queria jogar fora. Não queria desperdiçar o restinho que sobrou no vidro, no frasco. E aí eu pensei muito na gente", recorda Rafa Kalimann.
"Eu falei: 'agora a gente vai ficar com esse cheiro!'. A gente pegou a estrada num carro, vidro fechado, depois pegamos rodovia... assim, a gente foi sentindo o perfume por uns 400 quilômetros. Muito, muito, muito, muito, muito, muito forte. Nunca mais saiu do carro dela", conta, aos risos.