A partir do dia 4 de dezembro, os telespectadores poderão acompanhar 'Direito de Amar', trama que irá substituir 'O Sexo dos Anjos', no ar desde 19 de junho no Viva. A novela de Walther Negrão, exibida originalmente na TV Globo em 1987, tem Gloria Pires , o saudoso Lauro Corona e Carlos Vereza no centro da história.
Com 172 capítulos, 'Direito de Amar' conta a história de Rosália (Gloria Pires) e Adriano (Lauro Corona), dois jovens que se conhecem em um baile de máscaras e se apaixonam perdidamente, desafiando obstáculos para ficarem juntos até o final.
O contraponto do enredo está em Francisco de Montserrat (Carlos Vereza), pai de Adriano, que nutre uma paixão doentia pela jovem e deseja casar com ela. O enlace não será difícil, já que ele cobrará do pai da moça, Augusto Medeiros (Edney Giovenazzi), o casamento em troca de uma determinada dívida.
Embora estivessem completamente apaixonados, o jovem casal precisou conviver sobre o mesmo teto. Além disso, Adriano era obrigado a aceitar os horrores que Rosália passava por conta de ter casado com o banqueiro.
Outro ponto interessante da novela é que existe um segredo por trás da paternidade de Adriano. Na verdade, o jovem é fruto de uma traição de Joana (Ítala Nandi) com o médico Ramos (Carlos Zara). Mesmo assim, o mau-caráter criou o rapaz como seu próprio filho.
Novelas em que o público se apaixona pelos vilões sedutores são muito comuns. Neste caso, Carlos Vereza recebia muitas cartas de amor das telespectadoras, embora seu personagem praticava atrocidades com seus inimigos.
Pro conta disso, a emissora resolveu aumentar seu excesso de maldades para mudar o comportamento das fãs apaixonadas. A resposta permaneceu controversa. Em determinado momento, o personagem chicoteou a própria esposa, Joana, além de trancá-la por diversas vezes no quarto.
'Direito de Amar' é uma adaptação de 'A Noiva das Trevas', radionovela produzida por Janete Clair nos anos 50. Entre os anos de 93 e 94, a trama foi reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, com apenas 80 capítulos.