Os cuidados estéticos não param e, no verão, a busca por uma pele mais bonita fica ainda mais intensa. No entanto, nem todo procedimento está liberado na estação. Isso porque alguns tratamentos estéticos deixam a pele mais sensível, e a exposição ao sol, água salgada e cloro podem provocar irritações. A expert Aline Caniçais, dermato funcional da HTM Eletrônica, listou 5 procedimentos mais comuns e contou o que pode ou não fazer no verão.
Um dos tratamentos estéticos mais procurados é a drenagem linfática. Sua função é drenar os líquidos em excesso no corpo, estimulando a circulação e acelerando o metabolismo. Por isso, pode ficar tranquila: a drenagem linfática está liberada no verão. "O metabolismo é acelerado através de movimentos específicos que direcionam o fluxo linfático, e o paciente não será prejudicado caso haja exposição solar", explica Aline.
Remover os pelos a laser é uma alternativa para não precisar fazer depilação com cera ou lâmina. No entanto, se a ideia era fazer o tratamento estético no verão, é melhor esperar mais um pouco. "A depilação a laser consiste em uma técnica de remoção dos pelos através de uma forte luz que destrói o pelo pela raiz. Não é recomendado no verão, pois a pele fica sensível e pode queimar facilmente com exposição ao sol". Se estiver bronzeada, também não é recomendado.
Não à toa a massagem modeladora é a queridinha quando o verão se aproxima. A técnica é feita manualmente e, entre os benefícios, melhora a circulação, acelera o metabolismo, reduz celulite e firma os contornos corporais. A boa notícia é que a massagem modeladora está liberada em qualquer estação do ano, principalmente no verão. Aproveite!
A rotina de skincare deve ser feita sempre, para manter os cuidados com a pele em dia. Fazer uma limpeza de pele mais profunda, porém, não é indicado no verão. "Como o método apresenta a etapa da extração de cravos e espinhas, a pele fica muito sensível e pode sofrer irritação com o cloro da piscina ou areia". Nesse caso, melhor apostar nos cuidados diários e não se esqueça do protetor solar.
Se você tinha dúvidas se a radiofrequência era uma boa pedida para o verão, a resposta é sim! "Trata-se de uma técnica não-invasiva que utiliza ondas de calor controladas e concentradas na pele, que atuam diretamente na flacidez produzindo um novo colágeno". Além de tratar a celulite e gordura localizada, a radiofrequência está liberada nos meses mais quentes.
(Por Marina Couto)