Daniel Alves está preso após prestar depoimento no caso no qual é acusado de ter assediado sexualmente uma jovem em uma boate na Espanha. Em depoimento chocante, a mulher contou que o jogador a agrediu e estuprou dentro do banheiro do local. Porém, antes, Daniel Alves tentou passar despercebido por ela, mentindo sua identidade.
[Nota editorial: os trechos a seguir podem conter gatilhos para pessoas que foram vítimas de assédio ou abuso sexual].
Segundo a jovem relatou durante seu depoimento, Daniel Alves se apresentou a ela como Dani (seu apelido), e disse que era jogador de Petanca, um esporte de origem francesa, do L'Hospitalet de Llobregat, um município da província de Barcelona.
Porém, os amigos mexicanos da jovem reconheceram o jogador e revelaram a ela que se tratava de Daniel Alves, jogador da seleção brasileira e do Pumas, do México. Pelas imagens de segurança, é possível ver Daniel Alves seguindo a jovem no banheiro e saindo cerca de um minuto depois. As informações são dos jornais "El País" e "El Mundo".
O presidente do Pumas, Leopoldo Silva, convocou uma coletiva de imprensa para anunciar a demissão por justa causa de Daniel Alves. Ao ler o comunicado oficial, ele informou que o comportamento do jogador não condizia com o clube.
"Não podemos permitir que a conduta de uma pessoa prejudique nossa filosofia de trabalho, que é exemplo ao longo da história na formação e desenvolvimento de jovens esportivos em nosso país", disse.