Príncipe William retornou, nesta quarta-feira (07), à agenda de compromissos reais após o anúncio do câncer de próstata do Rei Charles III e a misteriosa cirurgia abdominal da esposa, Kate Middleton, no mês passado. Entre os eventos que contaram com a presença do próximo monarca na linha de sucessão ao trono, estava o jantar de gala da Air Ambulance Charity de Londres.
No local, William deu uma simples e sucinta declaração sobre o momento de saúde do pai e fez um agradecimento à imprensa e ao público presente. "Nós realmente apreciamos as mensagens gentis de todos, obrigado", disse ele.
William permaneceu longe dos compromissos públicos durante os primeiros dias de recuperação de Kate, operada no dia 16 de janeiro. Com o pai e a esposa afastados, o Príncipe de Gales se torna a principal figura pública da monarquia britânica nos próximos meses.
Apesar da suspensão dos compromissos públicos, Rei Charles não vai se afastar completamente de suas obrigações como Soberano. O monarca não deixará de trabalhar com relação aos negócios do Estado e às documentações oficiais.
Se as condições de saúde impedirem Charles de seguir com suas demandas, não será William quem substituirá o pai durante a luta contra a doença. A Constituição do Reino Unido aponta que um conselho de Estado será escalado para o período.
No momento, quatro pessoas integram esse conselho. São eles: a rainha consorte Camilla Parker-Bowles, Príncipe William e os irmãos do Soberano, Princesa Anne e Príncipe Edward.