Em março de 2021, as estruturas da Família Real foram abaladas pela bombástica entrevista concedida por Meghan Markle e Príncipe Harry para Oprah Winfrey. Entre as declarações, o casal mencionou que um membro do clã fez um comentário racista relacionado ao filho caçula deles, Archie. Quase dois anos e quatro meses depois, vêm à tona novas informações sobre o período turbulento enfrentado pela monarquia graças às declarações dos Sussex.
De acordo com o livro "Courtiers: The Hidden Power Behind the Crown", da especialista real Valentine Low, foram Príncipe William e Kate Middleton que tomaram a frente para estimular o Palácio de Buckingham a adotar um tom um pouco mais duro em uma nota de resposta para as declarações de Meghan e Harry.
Segundo informações do livro expostas pelo tabloide americano PageSix, Kate e William se reuniram com funcionários do Palácio para discutir como lidar com o que chamaram de "alegações incendiárias dos Sussex".
A versão original da resposta a Meghan e Harry não incluía a frase "Embora algumas lembranças possam variar", que, sutilmente, coloca em dúvida as declarações dadas pelos duques.
Havia um temor de que a resposta soasse vingativa e as críticas à Família Real aumentassem, mas Kate e William frisaram que era preciso evidenciar que o Palácio não concordava com tudo que fora dito por Harry e Meghan.
"Eles queriam que fosse um pouco mais forte. Os dois tinham a mesma opinião de que precisávamos de algo que dissesse que a instituição não aceitava muito do que havia sido dito", disse a fonte de Low.
Foi o secretário de William, Jean-Christophe Gray, quem criou a famosa frase sobre as lembranças e Kate apresentou um ponto de vista que foi aprovado por todos para defender a inclusão da sentença.
"Foi Kate quem deixou claro: 'A história julgará esta declaração e, a menos que esta frase ou uma frase semelhante seja incluída, tudo o que eles disseram será considerado verdadeiro'", escreve a especialista.
A nota foi divulgada ao público horas depois da aprovação da Rainha Elizabeth II. "Toda a família está triste ao saber como os últimos anos foram desafiadores para Harry e Meghan. As questões levantadas, particularmente a de raça, são preocupantes. Embora algumas lembranças possam variar, elas são levadas muito a sério e serão abordadas pela família em particular. Harry, Meghan e Archie sempre serão membros muito amados da família", diz o comunicado.