Príncipe Harry realizou um teste de HIV ao vivo, nas redes sociais da família real, nesta quinta-feira (14), em uma campanha de conscientização sobre a doença para incentivar outras pessoas a tomar a mesma iniciativa. O irmão de William, capa de julho de uma revista LGBT, fez o teste no hospital St. Thomas, em Londres.
"Príncipe Harry está ao vivo no Guys and St. Thomas' Hospital, na página da família real no Facebook, para mostrar como é fácil fazer o teste de HIV", dizia o post. A página do Twitter do Palácio de Kensington também falou sobre a ação realizada pelo príncipe: "Harry acredita que a sua geração precisa assumir a liderança na luta contra o HIV, ou corre o risco de perder as conquistas daqueles que vieram antes".
No vídeo, o cunhado de Kate Middleton, aconselhado pela duquesa na hora de escolher suas namoradas, admitiu que estava nervoso antes de ter o sangue coletado para o exame. "Mesmo sabendo quem sou e as pessoas que tenho ao meu redor, ainda assim estou nervoso. O que é interessante", disse o tio de George e Charlotte, que já roubaram a cena em comemoração da família.
Após a breve coleta, o resultado deu negativo. "É impressionante como é rápido. Algumas pessoas esperam meses para saberem o resultado de um exame de sangue", afirmou. O filho do príncipe Charles, fotografado trocando beijos com um jovem, reforçou ainda que fazer o teste de HIV é importante para todas as pessoas: "Gay, heterossexual, negro, branco, ruivo, o que seja... Por que você não faz o teste?".
(Por Patrícia Dias)