Preta Gil se lançou como atriz na novela "Agora é Que São Elas" (Globo , 2003) e como apresentadora no "Caixa-Preta" (Band, 2004), que teve duração rápida. E meses depois de sua demissão, a filha de Gilberto Gil e autora da recém-lançada autobiografia "Os Primeiros 50" retornou à emissora carioca para gravar um quadro do "Caldeirão do Huck" (2000-2021).
Porém, acabou sendo envolvida em polêmica e negou que foi afastada da atração por decisão da Globo. Hoje, passados quase 20 anos e depois de reatar comentários controversos de Silvio Santos, Preta Gil enfrenta uma nova fase na luta contra o câncer descoberto em 2023 e nesse final de semana revelou que o tumor apresenta metástase em quatro partes do corpo.
O Purepeople vasculhou o baú para te contar mais essa história da história da TV.
Cerca de quatro meses após encerrar o "Caixa-Preta", a irmã de Bela Gil passou a gravar o reality "Passaporte para o Amor" do programa de Luciano Huck. De acordo com o jornal "Folha de S.Paulo" em 13 de fevereiro de 2005, a princípio a cantora faria trio com Karina Bacchi e Robson Caetano no quadro.
Acontece que após duas gravações, Preta não participou mais do "Passaporte...", que oferecia uma viagem de lua-de-mel ao casal vencedor após rodadas de perguntas feitas pelos anônimos aos famosos.
Após deixar o quadro, a cantora afirmou que o mau tempo evitou que ela gravasse os demais quadros, uma vez que com o adiamento das gravações acabou coincidindo com sua agenda, shows em Salvador.
Porém, o jornal afirmou que houve um veto à filha de Gilberto Gil. "Uma ala da Globo seria contra investir em Preta Gil", relatou a "Folha". Ao mesmo tempo, a ex-mulher de Rodrigo Godoy, com quem teve uma separação conturbada, afastou convite para atuar em "América", exibida entre março e novembro de 2005.
"Isso nunca existiu. Foi uma grande especulação. A Glória (Perez) disse em entrevista que me queria no elenco, mas o convite nunca se concretizou", pontuou. Só em 2007, dois anos depois, é que Preta retornaria às novelas, não na Globo, mas na Record em "Caminhos do Coração".