Mateus Solano foi o grande destaque do Prêmio Extra de TV, que aconteceu nesta terça-feira (12), no Rio. O ator levou o troféu da categoria Melhor Ator por sua interpretação como o vilão Félix, de "Amor à Vida".
Ele foi chamado ao palco por Fernanda Paes Leme e um leitor do jornal. "Quem ganhou o Prêmio Extra de Melhor Ator foi ele, que salgou a Santa Ceia", disse a atriz, em referência a um dos bordões do personagem Félix. O anúncio da vitória de Mateus arrancou gritos e palmas da plateia. Ele venceu a disputa contra os colegas de elenco Antonio Fagundes e Malvino Salvador, além de Marco Pigossi ("Sangue bom"), Lázaro Ramos e Thiago Fragoso ("Lado a lado").
Animado, ele reverenciou Walcyr Carrasco, autor de "Amor à Vida", antes de subir ao palco. Ao receber o prêmio das mãos de Fernanda Paes Leme, o ator agradeceu aos fãs e equipe da novela.
"Que barato! Muito obrigado! É um prazer redobrado ganhar um prêmio dado por vocês. Tony (Ramos), eu me sinto um herói do povo também. Queria agradecer a toda equipe, responsável por eu aparecer tão bonitinho na televisão. Walcyr Carraso, que é tão alucinado quanto sensível, que escreveu esse personagem absurdo. Ao Maurinho Mendonça, trouxe todo o lado sombrio desse personagem, até pro humor do Félix ele parte de um Sergio Pena, que recebe muitas palmas, fez o personagem ser o que ele é. Wolf Maya, que um dia no estúdio disse: 'Tira essa bicha do armário'", afirmou Mateus Solano, que também lembrou da mulher, Paula Braun. "E queria agradecer a ela, minha atriz, meu amor, meu tudo".
Homenageado da noite
Tony Ramos foi o grande homenageado da premiação. Ele recebeu o Troféu Extraordinário seus 50 anos de carreira na TV. Antes de subir ao palco, o ator foi surpreendido por declarações de Glória Menezes, Mariana Ximenes e Gloria Pires, que se emocionou ao falar sobre o colega.
"O sonho da minha mãe, Elza, era me ver em uma novela com o Tony Ramos. Fazia 11 anos do falecimento dela quando em 'Belíssima' eu realizei seu sonho. Além da admiração pelo ator, existe a admiração pelo profissional", afirmou, emocionada, Gloria Pires.
Em seu discurso, Tony Ramos creditou o sucesso ao público brasileiro. "Sabe o que acontece? Eu nunca tirei os olhos do povo. Ele é a minha matéria-prima para cada personagem. São anos e anos de observação".
Grande vencedor
Luciano Huck se consagrou o maior conquistador do Prêmio Extra, arrematando a oitava estatueta de Melhor Apresentador. Em seu discurso de agradecimento, ele dedicou o prêmio à filha Eva, de 1 ano.
"Oitavo consecutivo! Muito obrigado ao público que vota, do fundo do meu coração, é pra isso que eu trabalho. Esse prêmio eu dedico à Eva, que eu não tinha ano passado e à equipe do 'Caldeirão'", disse Luciano Huck.
Confira a lista de premiados da 15ª edição do Prêmio Extra de Televisão:
Melhor Novela: "Amor à vida"
Melhor Ator: Mateus Solano
Melhor Atriz: Giovanna Antonelli
Ator Coadjuvante: Alexandre Nero
Atriz Coadjuvante: Elizabeth Savala
Ator revelação: Adriano Garib
Atriz Revelação: Tatá Werneck
Ator/Atriz Mirim: Klara Castanho
Ídolo Teen: Caio Castro
Programa de Humor: "Tapas & beijos"
Personalidade do Esporte: Tadeu Schmidt
Melhor Apresentador: Luciano Huck
Tema musical: "Esse cara sou eu", de Roberto Carlos
Maquiagem: "Saramandaia"
Figurino: "Lado a lado"