Os bordões são alguns dos truques que os autores das novelas usam para captar a atenção dos telespectadores e prendê-los em sua trama. Desde que "Amor à Vida" entrou no ar com o vilão Félix, interpretado por Mateus Solano, ele tem divertido os brasileiros com suas tiradas sarcásticas e irônicas. Frases como "salguei a Santa Ceia" e "pelas contas do rosário" caíram no gosto popular e são frequentemente usadas no dia a dia.
O autor da atual trama do horário nobre, Walcyr Carrasco, criou novos bordões para o antagonista mais amado do momento. Nesta semana, foi possível ouvir o administrador do hospital San Magno falando: "Será que eu piquei salsinha na tábua dos dez mandamentos?" ou "Será que eu tomei caipirinha no Santo Graal?". Essa são algumas das apostas de Walcyr para continuar conquistando e fazendo do seu folhetim um sucesso.
Outras novelas também tiveram bordões que fazem sucesso até hoje. Quem não se lembra do hilário Crô, interpretado por Marcelo Serrado em "Fina Estampa", exibida em 2011? Ele introduziu apelidos como: "Rainha do Nilo" e "Divina Ísis". Além de eternizar o "congela!"
"É a treva!" Essa foi a frase que mais fez sucesso em 2009. A personagem Bianca, vivida por Isabelle Drummond em "Caras e Bocas", resmungava isso toda vez que saía insatisfeita com alguma coisa. Quem também agradou o público com um bordão foi a atriz Mariana Rios, que deu vida à Yasmin, na novela teen "Malhação". A personagem popularizou e conquistou os brasileirinhos com o: "Jesus apaga a luz!"
Mas não é só do Ocidente que vem os bordões, não! O Oriente também conquistou o público. Até hoje é fácil ouvir alguém falar: "Are Baba" (Meu Deus!), "Tchalô" (Vamos!), "Atchá" (Quanta satisfação!), e "Inshalá! Quanto ouro!". Estes eram alguns dos bordões de "Caminho das Índias" e "O Clone" que caíram no gosto popular brasileiro.
O Purepeople reuniu muito mais bordões que caíram na graça do público ao longo da história da teledramaturgia brasileira. Não deixe de conferir porque aqui "cada mergulho é um flash!"