O cantor Zé Felipe foi acusado de plágio por conta da música "Toma Toma Vapo Vapo" em abril de 2022. Agora, passado um ano e três meses, os laudos periciais deram seu veredicto a respeito do dueto com MC Danny e o marido de Virgínia Fonseca - também envolvida em acusação semelhante - está muito perto de ser inocentado (recorde a história abaixo).
Segundo a colunista Fábia Oliveira, do "Metrópoles", nesta sexta-feira (14), apesar do laudo pericial, o juiz ainda não bateu o martelo. Por isso, o pai de Maria Alice (2 anos) e Maria Flor (8 meses) ainda não pode comemorar. O processo está perto de chegar ao fim depois que foi a ele anexado o laudo da perícia técnica.
Um profissional em 60 laudas deu seu parecer depois que passou minuciosamente cada trecho da música "Toma Toma Vapo Vapo". De acordo com o documento, Zé Felipe não cometeu plágio, uma vez que em termos de melodia e harmonia, não há semelhança alguma entre "Toma Toma..." e a música que lhe deu origem.
Há uma semana, a defesa do sertanejo, artista que ainda não se casou com Virgínia, chamou de "aventura jurídica inconsistente" o processo da acusação visando "ação de indenização".
O processo contra o marido de Virgínia - envolvida em polêmica a respeito de um jatinho que deu para o artista -, se deu início em abril. Na época, o filho de Leonardo alegou que foi autorizado pelos compositores de "Toma Toma..." a gravar a música e que o ECAD seria o responsável, pois é o órgão quem repassa os valores devidos aos responsáveis por uma música.
Detonado por conta de regravação de música do pai, Zé Felipe explicou ainda que não havia cópia ou plágio, apenas uma onomatopeia sendo usada nos refrãos. Por outro lado, houve a recusa do chamado "ilegitimidade passiva", isso porque o cantor assumiria sim uma responsabilidade enquanto intérprete.