Silvio Santos completa 93 anos daqui a pouco mais de dois meses ao mesmo tempo em que aguarda a chegada do 15º neto. Paralelamente, o apresentador e dono do SBT dá fortes indícios de que se aposentou após mais de seis décadas de trabalho. Desde setembro de 2022 que Silvio não pisa mais na sua emissora e, consequentemente, deixou de gravar o seu tradicional programa dominical, agora a cargo da filha Patricia Abravanel.
O apresentador já deu uma desculpa curiosa para ter se afastado dos palcos e faltou à comemoração dos 60 anos do "Programa Silvio Santos", em junho. Dias depois, circulou na web um vídeo de Silvio sendo homenageado pela família enquanto assistia ao especial em sua mansão no Morumbi, área nobre da capital de São Paulo, e os internautas não deixaram de notar a aparência do comunicador.
Mas porque Silvio Santos está longe do SBT? Porque o "homem-sorriso" não grava mais o "PSS"? Segundo Leão Lobo, colunista do UOL, o "patrão" enfrenta um problema de memória, o que lhe fez decidir por largar a TV. O fato foi repassado a ele por um produtor do SBT e que trabalha no "PSS". O Purepeople procurou a assessoria do SBT, mas não obteve retorno ainda.
"Uma pessoa da equipe do programa me passou que, em um determinado momento, ele teria percebido que não estava se lembrando da sequência em que gravava... Os quadros do 'Programa Silvio Santos' são gravados separados, e ele fazia essa emenda com muita facilidade. Mas percebeu que estava com dificuldade de lembrar a sequência. Aí falou: 'não venho mais'", disse o colunista, que por alguns anos trabalhou com Silvio em programas como "Show de Calouros".
O colunista lembrou também que recentemente, a atração de 4h de duração vinha tendo seus segmentos gravados aos poucos em até três vezes na semana. Convém lembrar que em meados dos anos 1980, as gravações da maratona de 9h ocupavam só dois dias na maioria das vezes.
"Outro detalhe é que, muitas vezes, ele marcava a gravação às terças, às quintas e às vezes até aos sábados - ele gravava por partes o programa. Ele marcava, ia até a emissora e dizia: 'não estou bem hoje, estou com gripe, não vou gravar'", pontuou a respeito do apresentador, que teve atitude gordofóbica exposta por Preta Gil.
Por fim, Leão recordou que nas últimas aparições em rede social, a voz de Silvio não é ouvida. "Ele nunca mais apareceu na emissora. Isso deixa uma interrogação enorme na cabeça da gente. Uma outra coisa que nos deixa mais intrigado é que elas sempre mostram fotos do Silvio, mas nunca vídeos dele falando. Isso incomoda e preocupa muito", prosseguiu Leão.