Com 24 medalhas de ouro no currículo, César Cielo é um dos nadadores brasileiros mais talentosos e também com mais vitórias e recordes bastidos. Apesar de ser bastante disciplinado e dedicado ao esporte, nem sempre o atleta está disposto a competir ou treinar. Em recente entrevista, Cielo falou sobre um hábito inusitado que pratica antes de competir e como isso é importante para mantê-lo "na ativa'.
Quem já acompanhou alguma competição de César Cielo, provavelmente já deve ter reparado que o nadador tem o hábito de dar tapas no próprio corpo antes de pular na piscina para competir. Em recente entrevista ao podcast 'G4', o atleta brasileiro explicou o motivo para tal prática inusitada. "Por isso que eu me batia igual um doido antes da prova. Foram nove situações em que eu ganhei individual... E eu vou falar pra você, eu me senti bem em uma", iniciou.
De acordo com Cielo, essa era uma maneira de controlar a sua própria cabeça. "Teve dia que eu acordei me sentindo resfriado, teve dia que eu acordei com a garganta meio raspando. Tem dia que eu tô morrendo de medo e to quase amarelando. Aí o que eu fazia? Eu me batia e mandava minha cabeça ficar quieta", explicou.
Apesar de não ser uma tarefa simples, César Cielo acredita que a mudança só vem a partir da movimentação do próprio corpo. "Se você toma uma decisão sentado no sofá, igual a um caramujo: 'Ah, eu quero ir na academia', mas você tá lá sentado. O que a sua cabeça vai falar? É lógico que não', declara
Para o atleta, manter o corpo em funcionamento é fundamental para uma mente saudável. "Se você precisa tomar uma decisão dessa, dá um pulo do sofá, dá um grito e fala: 'Pô, eu vou pra academia'. Quero ver o seu corpo nãp deixa você ir. Fisiologia, é o veículo número um pra você mudar o seu estado emocional. A gente precisa sobrepor as vontades que a gente tem com o que tem que ser feito", finalizou.