A polícia identificou 70 perfis de usuários e grupos que publicaram ofensas racistas contra Taís Araújo na internet. De acordo com informações do "Fantástico" desse domingo (08), será pedido a quebra de sigilo de dados dessas contas para identificar os culpados.
Taís Araújo sofreu um ataque virtual no último fim de semana e decidiu agir. A atriz prestou depoimento na quarta-feira (4), na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), em Manguinhos, Zona Norte do Rio de Janeiro. Na ocasião, ela não falou com a imprensa, mas emitiu uma nota "A denúncia foi realizada em compromisso à sua declaração anterior de levar o caso à justiça na crença de que autores de injúria racial possam ser punidos", inicia o texto. "Presto depoimento porque sei que meu caso não é isolado e é exatamente o que acontece com milhares de outros negros no País", acrescentou a mulher de Lázaro Ramos.
De acordo com a reportagem do "Fantástico", os investigadores afirmam que por meio da quebra de sigilo de dados é possível chegar aos administradores e às pessoas que acessaram os perfis. A matéria mostrou trechos da participação de Taís Araújo no "Altas Horas" de sábado (07), que foi gravado antes de a atriz sofrer o ataque. Num desses trechos, ela fala sobre racismo e de forma veemente declara: "Presta atenção na maneira que você age, porque você pode ser preso".
Culpados por ataque podem pegar até 5 anos de prisão
O delegado Alessandro Thiers, responsável pela investigação de ofensas racistas contra Taís Araújo, afirmou que os responsável pelas publicações vão responder por injúria racial ou racismo.
"Nós pretendemos ouvir todos os envolvidos para saber, de fato, o que ocorreu. A injúria racial é com relação a uma pessoa, é individual. O racismo já é contra uma coletividade. Por exemplo, no caso de você impedir que a pessoal frequente um lugar por uma questão racial", explicou o delegado em entrevista ao "Bom Dia Rio", da Rede Globo.
Os acusados de injúria racial podem pegar até três anos de prisão, enquanto o crime de racismo prevê pena de até cinco anos.
Taís Araujo agradeu apoio: 'Me emocionaram'
Após sofrer com os ataques em sua página no Facebook, Taís Araújo usou a mesma rede social para agradecer as mensagens de apoio enviadas pelos seus fãs. "Eu quero ser para sempre todos vocês que me emocionaram hoje! Todos!", escreveu a artista usando a hashtag "Somos Todos Taís Araújo".
A hashtag citada pela atriz foi criada para apoiá-la e se tornou uma campanha virtual que contou com a participação de famosos e anônimos. O assunto tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter.