Já faz tempo que a legging deixou de ser look exclusivo de academia para ganhar as ruas em produções mais casuais. Prática, a peça costuma ser combinada com botas, coturnos, tênis e até sandálias rasteiras. Mas até então, os looks montados com a calça bem justinha feita em tecido elástico estavam reservados a uma conotação mais prática. Em 2018, no entanto, tudo vem mudando sob o toque fashion de musas como Kylie e Kendall Jenner, além de Kim Kardashian e até Bruna Marquezine . A caçula do clã Kardashian-Jenner, futura mais jovem bilionária do mundo, postou recentemente no feed de sua conta de Instagram uma foto vestindo look polêmico, com legging clarinha e top branco, tudo isso arrematado por um par de scarpins transparentes feitos em plástico!
Em geral as "regras" da moda costumam ditar que o ideal é vestir a legging (de preferência preta) com uma parte de cima que cubra o quadril, mas esta geração de influencers está aí para provar que essas regras nem deveriam existir e que cada um usa e se sente bem vestindo o que quiser.
No festival de Cannes do ano passado, por exemplo, Kendall escolheu um look de top curtinho e legging pretos, tudo bem casual. Entre modelos como ela, Bella e Gigi Hadid e companhia, a onda do momento é ousar usando produções bem relax e com a cara dos anos 90 e complementar tudo com joias poderosas e milionárias. É uma certa ironia que domina millenials em suas releituras de looks com a cara de outras décadas, como os anos 90 e os 2000.
Quem quiser um respaldo maior, pode se inspirar nos looks de passarela para aplicar a tendência no dia a dia. É que em desfiles de marcas ultramodernas, como Alexander Wang (desginer responsável pela legging cinza de Kylie Jenner), além da colab entre a Fenty, grife de Rihanna, e a Puma, a legging apareceu com salto alto em produções que misturam referências esportivas e glamurosas ao mesmo tempo. Será que a ousadia pega na vida real?
(por Deborah Couto)