Em uma mistura de street wear com moda fitness, o look de academia vem deixando de ser produção exclusiva para malhar e passa a ser roupa de usar no dia a dia. A onda começou com mulheres como Kim Kardashian, Gigi e Bella Hadid e Hailey Baldwin que têm sido vistas cada vez mais com cropped tops de lycra, leggings e tênis em looks casuais. No entanto, a prova mais concreta de que a moda veio para ficar foi a ascensão da bermuda ciclista nas "paradas de sucesso". A peça, controversa, já foi vista em Kim Kardashian, mas também em influencers bem menos polêmicas como Helena Bordon.
Quem aposta na trend já há algumas temporadas é Rihanna, que travou parceria de sua marca, Fenty, com a Puma. A exemplo da cantora de Barbados, a moda do look de academia revela a importância das parcerias comerciais na influência de tendências fashion. Gigi Hadid, por exemplo, é garota-propaganda da Reebok e é vista constantemente vestindo looks esportivos da marca. Já Hailey Baldwin ocupa a cadeira de "Criadora de Estilo" na Adidas, marca da qual é embaixadora. A Puma mesmo, além da parceria com Rihanna, tem como embaixadora aqui no Brasil o ícone de estilo Bruna Marquezine, que teve contrato com a Adidas rompido.
A parceria entre ícones da moda e marcas esportivas não é de hoje. A designer inglesa Stella McCartney, por exemplo, produz desde 2004 uma linha que leva seu nome para a Adidas. A mesma Adidas tem, desde 2003, uma parceria com o estilista Japonês Yohji Yamamoto, que produziu coleções lendárias nos anos 80 e 90. Hoje, grifes de luxo como a Dior e Louis Vuitton, sob o comando de criativos cheios de referência do street wear, vêm travando cada vez mais parcerias com etiquetas esportivas. A colab da Vuitton com a Supreme, por exemplo, é hit absoluto entre jovens celebridades e ricos. E é essa nova geração que está fazendo a moda – incluindo as marcas de luxo – ter um viés bem mais casual.
(por Deborah Couto)