Apesar de ser mais indicado utilizar produtos com textura líquida e cremosa para a "no makeup", a maquiagem costuma ser finalizada com o pó. O cosmético, que pode ser compacto, solto, translúcido ou mineral, é utilizado para dar um toque mais seco a pele ao ajudar no combate à oleosidade. Para aplicar o item de maquiagem que não foi usado para a make de casamento da Isis Valverde, é indicado usar pincéis próprios para isso e alguns deles também podem ser reaproveitados para aplicar base. O Purepeople fez um manual para esclarecer as peculiaridades de cada utensílio para você saber qual funciona melhor para o seu tipo de maquiagem.
Esse estilo de pincel é bem versátil por também conseguir aplicar outros produtos, mas não deve ser usado quando a intenção é fazer uma make menos pesada, ou seja, com menos cosmético. Por ser composto por muitas cerdas, ele costuma ter uma excelente cobertura e, devido a isso, é recomendado passá-lo com menos produto. Uma dica para quem não quer uma aparência artificial é substituir a base pelo pó ao utilizar esse utensílio e, durante o inverno, optar por um pó mais fino.
Esse modelo é um pincel de alta precisão e é necessário tomar muito cuidado ao utilizá-lo. Por isso, a dica para quem for passar o pó com esse utensílio é não usar somente esse tipo para aplicar o cosmético no rosto inteiro. É interessante mesclar dois instrumentos e deixar o pontudo para lugares que precisam de mais produto como as olheiras, sempre buscando aplicá-lo por meio de leves batidinhas.
Se você procura um pincel só para passar o pó, esse é o mais indicado! O modelo tradicional costuma dar um resultado satisfatório ao espalhar o produto de maneira uniforme por todo o rosto. Assim como o kabuki, o instrumento regular é composto por muitas cerdas, mas não são tão concentradas a ponto de dar uma cobertura exagerada.
Esse utensílio também pode ser usado para aplicar outros produtos além do pó. Como o próprio nome já diz, ele é composto por cerdas naturais e sintéticas, o que possibilita um efeito mais uniforme e natural ao distribuir o cosmético regularmente e retirar o excesso de produto que restou na pele.
Muitas makes em pó costumam vir acompanhadas de uma esponja. Apesar de não ser o melhor instrumento para aplicar o cosmético com esse tipo de textura, ela também pode ser utilizada para finalizar a maquiagem. Elas costumam absorver muito produto, principalmente os que não são em pó, e devem ser usadas para passar o cosmético por meio de batidinhas.
(Por Fernanda Casagrande)