O Verão está cada vez mais perto e as mudanças nas temperaturas já ligam o alerta de quem tem pele acneica e oleosa. Por conta do calor, a produção e liberação de gordura pelas glândulas sebáceas tende a aumentar, o que ocasiona também uma chance maior de aparecimento de acne e oleosidade na pele.
A dermatologista Marcella Alves, da clínica Les Peaux, conta ao Purepeople alguns cuidados essenciais para quem tem esse tipo de pele na estação. "Quem tem pele oleosa deve optar por dermocosméticos livres de óleos e com texturas leves, como os séruns. Um grande aliado da estação é a água termal, que é rapidamente absorvida, fácil de aplicar e pode ser usada para hidratação da pele", indica.
"Tônicos que controlem a oleosidade também são importantes... e não esquecer sempre do protetor solar", orienta.
Cada estação requer e demanda cuidados diferenciados e, por isso, segundo a médica, a primeira mudança deve ser intensificar a proteção solar. "Reveja o FPS usado, e optando por protetores solares com ampla abrangência do espectro da proteção solar. A segunda providência é investir em cremes com antioxidantes que irão potencializar a defesa da pele", destaca.
Também é importante suspender o uso de determinados ácidos. "Principalmente o retinóico, e ainda produtos que contenham hidroquinona (potente clareador)", explica.
Outro ponto importante de ressaltar é a importância de higienizar, mas sem fragilizar a pele. "O calor de Verão estimula a oleosidade, mas não é por isso que devemos limpar a pele mais de duas vezes ao dia. O excesso de limpeza pode causar um desequilíbrio do microbioma e fragilizar a pele, provocando, inclusive, irritação e vermelhidão", lista Dra. Marcella.
Em relação aos cuidados pré-Sol e pós-Sol, a dermatologista também destaca a diferença necessária. "O pré-Sol é o famoso filtro solar, com a proteção adequada, e reaplicação constante ao longo do dia, principalmente quando exposto diretamente ao Sol. Para o pós-Sol, importante hidratar a pele, evitar esfoliações, banhos quentes e beber bastante água", orienta.
A dermatologista destaca ainda que, na hora da maquiagem, um passo importante é dar prioridade a produtos mais leves e preferencialmente nas versões cremosas. "Evite ao máximo os pós, visto que, com o calor excessivo, acabam por 'craquelar' e evidenciar mais as rugas e marcas de expressão", aponta.