Neymar é um dos nomes mais aguardados da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo: como a contagem regressiva para o início da competição já começou, nada melhor do que saber mais sobre a preparação do jogador para o mundial.
Dermatologista responsável pelos cuidados com a pele de Neymar há seis anos, a Dra. Juliana Neiva dividiu com o Purepeople os principais segredos do skincare do atacante do Paris Saint-Germain, time do qual Neymar figura no TOP 3 de salários.
"A nossa proposta com o Neymar é sempre muito natural. Ele pede para buscar a naturalidade sempre ou, como ele mesmo diz, a pele de bebê", afirma a especialista.
Segundo Dra. Juliana, o tipo de pele do camisa 10 do Brasil é bastante comum. "Neymar tem uma pele com tendência a oleosidade, porém sensível. Ou seja, é uma pele mais reativa aos ativos convencionais como, por exemplo, ácidos fortes. Também existe a questão de ser um atleta de alta performance, situação que traz algumas alterações na pele", aponta a médica.
Dra. Juliana aponta que a praticidade é um dos pontos principais no skincare de Neymar. "Criamos uma rotina com a limpeza do rosto com sabonete específico para pele oleosa duas a três vezes ao dia. Antes do treino sempre indico o uso do filtro solar com boa fixação, por causa do suor. É também importante que o filtro solar não cause ardor nos olhos, por isso, a recomendação são produtos com base mais aquosa", lista.
"Para o pós-treino, a indicação é a higienização do rosto e a aplicação de um sérum. À noite a rotina termina com a aplicação de um hidratante com renovador celular", detalha.
A médica ainda aponta um traço da personalidade do atacante que é fundamental nos bons resultados. "A disciplina do atleta contribui muito no caso da dermatologia, gosto de dizer que é um trabalho em dupla e que depende do paciente seguir as recomendações", afirma.
"No caso do Neymar, já cuido da pele dele há 6 anos e nesse tempo, conseguimos encaixar em uma rotina superpuxada com treinos longos e muitas viagens, um tratamento individualizado e fácil de ser mantido por ele", indica Dra. Juliana.
Como a pele de Neymar está submetida a fatores externos como gramado, ar livre e exposição solar, os tratamentos pensados para o atacante são focados em evitar o envelhecimento precoce.
"Nós trabalhamos muito a ativação do colágeno com ele, com protocolos de estimulação de colágeno de dentro para a fora, suavização da textura da pele e, claro, damos muita atenção à fotoproteção que é muito importante inclusive na prevenção do câncer de pele", explica a dermatologista.
Um dos tratamentos do protocolo é a uma radiofrequência sublativa. "É uma espécie de laser que melhora a textura, fecha os poros e poupa a superfície da pele. É um laser seguro, com menos tempo de recuperação e que melhora o colágeno e deixando a pele com aspecto mais suave", pontua.
Dra. Juliana explica que foram realizados "ajustes pequenos" para a temporada de Neymar no Catar, país-sede da Copa do Mundo. "Por ser um local de clima bastante seco e com muita incidência de raios solares. Caprichamos no filtro solar de alta fixação e base acquosa, com a aplicação pré-treinos e jogos", conta.
"A recomendação por essas especificações se dá por conta do suor, que pode remover o produto ou levar resíduos para a área dos olhos, o que causa ardor. Após as partidas e a exposição à luz natural por longos períodos, formulamos um sérum personalizado para potencializar a hidratação da pele", finaliza.