Paulo Gustavo recebeu mais homenagens na cidade onde nasceu, Niterói, na Região Metropolitana no Rio de Janeiro. O humorista, falecido há seis meses por complicações da Covid-19, é retratado em duas estátuas, que foram inauguradas nesta segunda-feira (22), durante o aniversário de 448 anos do município.
O primeiro monumento apresenta o ator em um dos looks mais populares, com blazer e chapéu. O segundo é uma homenagem à Dona Hermínia, personagem mais famosa da carreira de Paulo Gustavo. As estátuas tem 1,82m, altura aproximada do comediante, que, em 2012, declarou ter 1,80m. As imagens estarão abertas para visitação pública em um dos pontos mais famosos da cidade, o Campo de São Bento.
Dea Lúcia e Thales Bretas, mãe e marido de Paulo Gustavo, compareceram à inauguração das estátuas. De cadeira de rodas, a cantora chorou diante do público. Aos jornalistas presentes no local, ela contou que sofreu um acidente doméstico após tentar fechar uma porta durante uma ventania. A matriarca também foi convidada de honra para o lançamento do livro em homenagem ao Campo de São Bento.
Essa não é a única homenagem que o autor de "Minha Mãe é Uma Peça" receberá na cidade em que nasceu nos próximos dias. Em dezembro, será inaugurado o Circuito Turístico Cultural Paulo Gustavo. O roteiro do passeio incluirá locais que foram retratados em obras do ator.
Paulo Gustavo recebeu outras homenagens recentes no Rio de Janeiro. Em maio, poucos dias após a morte, uma famosa rua de Icaraí, bairro de Niterói, recebeu o nome dele. No mês passado, a data de aniversário do pai de Romeu e Gael foi institucionalizada como Dia do Humor no estado.