Paulo Gustavo recebeu mais uma merecida homenagem. O governador Claudio Castro, sancionou, nesta terça-feira (26), uma Lei que estabelece a criação do Dia do Humor no Rio de Janeiro. A celebração acontecerá no dia 30 de outubro, data de nascimento do humorista, que também será enredo no Carnaval carioca.
O projeto, criado pelo presidente da Alerj, o deputado André Ceciliano, foi fruto de uma iniciativa do canal Multishow apoiada pela família de Paulo Gustavo. Além de celebrar o legado do intérprete de Dona Hermínia, o Dia do Humor do Rio promete homenagear todos os artistas do gênero.
A Lei, publicada hoje no Diário Oficial do Rio de Janeiro, faz referência a uma das frases históricas de Paulo Gustavo: "Rir é um ato de resistência". Um dos artigos do texto ainda brinca com a principal função da comédia: "Fica banido o mau humor, a partir da publicação da presente Lei".
Para celebrar a vida e a obra de Paulo Gustavo e a institucionalização do Dia do Humor, o Multishow anunciou uma maratona de comédia intitulada "Gargalhaço", que será exibida na emissora neste sábado (30). "Vai que Cola", "A Vila" e "220 Volts", obras do pai de Romeu e Gael, estarão na programação.
Paulo Gustavo morreu no dia 4 de maio por complicações da Covid-19. O humorista passou quase dois meses internado, mas não resistiu. Em um dos últimos trabalhos, o "220 Volts Especial", ele fez um discurso emocionante, que, involuntariamente, ficou eternizado como uma despedida. "Fico muito feliz e orgulhoso de ser artista e mais ainda da comédia ser tão forte em mim. Eu faço palhaçada, você ri, eu fico com o coração preenchido aqui. Eu me sinto realizado de estar conseguindo te fazer feliz", declarou.