A preparação de Paloma Bernardi para o Carnaval 2015 está a todo vapor! A atriz, que no ano passado ficou em segundo lugar na disputa do "Dança dos Famosos", da TV Globo, será destaque pela terceira vez na escola de samba Grande Rio, que fecha o primeiro dia de desfiles do Grupo Especial no domingo (15 de fevereiro). Faltando cerca de uma semana para o grande dia, ela se mostra animada.
"Este ano estou mais segura, mais tranquila com relação aos outros anos. No primeiro ano eu vim no carro alegórico. Ano passado, assim como neste, eu vim como destaque de chão que, aliás, é bem mais divertido, tem essa troca de energia com o público que eu adoro!", diz em conversa com o Purepeople. "Mas o frio na barriga sempre vem na hora, me arrepio dos pés à cabeça toda vez que a bateria começa a tocar", conta a atriz, que usará uma fantasia cravejada de cristais, representando o signo de Virgem, símbolo da agremiação de Duque de Caxias, que este ano traz o enredo "A Grande Rio é do baralho".
Sobre a possível coroação como rainha de bateria da escola em 2016, Paloma desconversa: "Vamos viver um Carnaval de cada vez! Esse ano a Susana Vieira é a grande rainha. Um ícone da televisão e do Carnaval. Eu sou destaque de chão, me sinto honrada e vou fazer de tudo para defender a minha escola de coração", limita-se a dizer. Além de Susana como rainha, a Grande Rio inovou este ano ao criar o posto de "rei da bateria", ocupado pelo promoter David Brazil.
Paloma intensifica musculação para encarar o desfile
Este ano, Paloma teve menos tempo para se preparar para o Carnaval, por conta da participação no "Dança", que terminou em novembro. Mas a namorada de Thiago Martins costuma dizer que o reality de dança já foi uma preparação para a folia. "Perdi uns três quilos, ganhei massa muscular, diminuí 3 cm de quadril e melhorei meu condicionamento físico, fiquei mais forte. Na verdade, na balança nem senti tanta diferença, mas no corpo notei a diminuição das medidas, perda de gordura e ganho de massa magra", afirma ela, que recentemente mostrou a boa forma na praia ao lado do namorado.
Na academia, Paloma se exercita de segunda a sexta-feira, e às vezes aos sábados. "O domingo eu tiro para descansar", admite. A atriz conta com dois personal trainers para auxilia-lá. No Rio, ela tem a ajuda do professor Edson Mesquita. "O objetivo da Paloma é o ganho de massa e definição, porque quanto mais definido, mais aparece na Avenida", explica o educador físico.
Ele também garante que Paloma não tem preguiça e é uma aluna focada e determinada. "Outro dia, ela saiu de madrugada do ensaio e tinha que estar na academia às 10h. A única coisa que me pediu foi para atrasar em uma hora o treino, mas quando chegou, fez tudo com disposição". Edson diz que não dá moleza para Paloma. "Quando ela está em São Paulo, eu cobro e ela me manda foto para provar que está malhando", conta, com bom humor.
Em São Paulo, a atriz treina com Magno de Marco. "Ela faz musculação, pilates e treinamento funcional comigo. Nesse período antes do Carnaval, focamos nos exercícios de glúteos, pernas e abdômen", explica. Além de frequentar a academia, Paloma faz aula particular de samba com a dançarina Kellen Falcão e drenagem linfática duas vezes por semana.
Paloma adere a dieta de 1500 Kcal por dia
Paloma também não descuida da alimentação e, para isso, conta com a ajuda de um especialista no assunto. A atriz se consulta há alguns anos com o médico clínico geral e nutrólogo Roberto Navarro, em São Paulo. "Dessa vez, a Paloma me procurou para diminuir um pouco da gordura. Monto um plano alimentar baseado em hábitos individuais. É uma dieta mista, hipocalórica, que não exclui carboidratos", explica o médico. Às vésperas de encarar a Avenida, a atriz precisa se hidratar com bastante água, além de fazer pequenos ajustes na dieta. "Dois dias antes do desfile, o cardápio muda para ela não ter fadiga e cansaço", diz Navarro.
Paloma garante que procura se alimentar bem durante todo o ano, mas, nesse período, mantém o foco nos alimentos saudáveis. "O meu médico diz para eu consumir até 1500 Kcal por dia, então, eu tento equilibrar minha alimentação para não passar disso", afirma. "Também tento me controlar no açúcar, nos doces, que são minha paixão. Mas é como meu médico sempre diz: 'Paloma, não adianta você ficar só na alface e no frango, você precisa de energia para desfilar', então eu também não deixo de comer carboidratos", explica a atriz.
Para ajudar a se controlar, Paloma recorre à comida congelada, mas saudável. "Priorizo legumes e verduras, para eu manter uma alimentação balanceada. Mas eu não como só comida congelada não, eu adoro comer bem (risos)".
Confira abaixo a alimentação de Paloma Bernardi nos dias que antecedem o Carnaval:
Dois dias antes do desfile
Café da manhã: 2 fatias de pão de forma integral light, 2 colheres de sopa de requeijão light (uma para cada fatia de pão) ou 1 fatia grande (2 dedos) de queijo branco, 1 fruta (1 banana ou abacaxi , 1 fatia grande/ 2 dedos) ou suco feito com abacaxi (idem tamanho da fatia) ou com 2 laranjas, e 2 castanhas do Pará
Lanche da manhã: 200 ml de água de coco, 1 barra de cereais com valor calórico máximo de 80 Kcal
Almoço: 4 colheres de sopa de arroz (integral ou branco), 1 concha média de feijão ou lentilha ou grão de bico ou soja ou ervilha, salada com folhas verdes (à vontade) com meio tomate + meia cenoura ralada, 1 porção de 100 g de carne vermelha ou frango ou peixe e 200 ml de suco de fruta (idem café da manhã) ou comer 1 fruta ou 1 pote médio (100 g) de gelatina ou beber 200 ml de água
Lanche da tarde: 200 ml de água de coco e 1 fruta ou 3 cookies integrais
Jantar: Idem almoço ou trocar por uma massa (2 "pegadores" cheios) no lugar do arroz, salada semelhante à do almoço, carne ou frango ou peixe (50 g) ou uma omelete feita com 1 ovo, para beber somente água (200 ml)
Um dia antes do desfile
Repetir o padrão do dia anterior, acrescentando:
Lanche da manhã: a barra de cereais pode ser com um valor calórico um pouco maior (uma de 150 Kcal ou duas de 75 Kcal)
Almoço e jantar: pode aumentar o arroz para 6 colheres de sopa ou, se for massa, para 4 pegadores
Lanche da tarde: pode aumentar para 2 frutas ou 6 cookies integrais
Dia do desfile
Café da manhã: 2 fatias de pão de forma integral light + 2 colheres de sobremesa (uma para cada fatia) de geléia de morango normal (não precisa ser diet) ou outro sabor de sua preferência, 1 fatia grande (2 dedos) de queijo branco, 1 fruta (1 banana grande) + suco feito com abacaxi (idem tamanho da fatia) ou com 2 laranjas (adoçar com uma colher de sobremesa de açúcar) e 2 castanhas do Pará
Lanche da manhã: 200 ml de água de coco e 1 barra de cereais com valor calórico máximo de 120 Kcal
Almoço: 1 prato de macarrão ao sugo (300 g) ou 6 colheres de sopa de arroz branco tradicional, salada com folhas verdes (à vontade) com 1 tomate + 1 cenoura ralada, 1 porção de 100 g de filé de frango grelhado, pode tomar 200 ml de suco de fruta ou comer 1 fruta ou trocar a fruta por um pote médio (100g) de gelatina ou beber 200 ml de água
Lanche da tarde: 200 ml de água de coco e 5 unidades de damasco seco
Jantar (no máximo 2 horas antes do desfile): um sanduíche natural com pão integral com valor calórico de aproximadamente 400 Kcal e 200 ml de água de coco
15 minutos antes de entrar na Avenida: Ingerir 2 sachês de gel de carboidrato (30g), encontrados em farmácia tradicional, e beber 300 ml de água sem gás.
(Por Caroline Moliari)