Depois de dar um salto na carreira com o sucesso que fez como a Rosângela de "Salve Jorge", Paloma Bernardi quer conquistar as telonas com o filme "Lascados: Uma garota, uma Kombi e três amigos". Na história, a atriz será Cenilde, uma típica adolescente do interior que quer crescer na vida. Desse universo ela entende bem, pois era este o desejo que movia a personagem que se transformou em vilã na novela de Glória Perez.
"Ela não é tão diferente da Rosângela. As duas usam bem as qualidades que têm para conseguir o que querem", compara a atriz em conversa com o Purepeople. Paloma tem um apoio especial do namorado, o ator Thiago Martins, para brilhar na sua estreia no cinema, já que o ator tem experiência nas artes cinematográficas. "Thiago é muito parceiro! Ele está feliz com as minhas conquistas, assim como eu fico feliz com as conquistas dele. E obviamente que ajudamos um ao outro em tudo. Afinal de contas, vivemos a mesma arte".
A atriz terá que ficar um tempo longe do namorado devido às filmagens do longa. Nada tão novo para a moça, já que desde o fim da novela ela voltou a morar com a família em São Paulo e Thiago permaneceu no Rio, onde vive e está se dedicando às gravações da novela das seis, "Flor do Caribe". Agora ela vai se isolar em uma cidadezinha no interior do Espírito Santo, onde serão realizadas as filmagens. "Conversei bastante com garotas da região e ainda passarei uns dias sentindo a realidade do interior, longe de tudo", adianta.
Voltar a morar na capital paulista, aliás, fez bem a ela. No entanto, a atriz garante que não pretende enfrentar a ponte aérea por muito tempo. "Eu sou feliz morando com a minha família, mas confesso que sonho em ter um cantinho para chamar de meu no Rio de Janeiro", diz. Porém, afirma que não é o momento para dividir o mesmo teto com o amado: "Ainda é cedo para isso".
Apesar das intensas rotinas de gravações das últimas cenas de "Salve Jorge", ela concluiu o papel já pedindo a chegada de outro. E o pedido era que fosse exatamente no cinema. "Um dia realmente entrei no Projac rezando pelo meu futuro profissional, e um diretor que é parceiro meu me convidou para fazer o filme dele. Simples assim. Na hora quase gritei e agradeci a Deus", lembra ela, sem dar detalhes, já que se trata de um outro filme.
Ela afirma que, apesar de estar inserida nas artes desde os 4 anos, só agora sente o retorno de tanto tempo dedicado à carreira artística. "Hoje posso dizer que estou consolidando a minha carreira, tendo um reconhecimento bacana através dos meus últimos personagens. Emendar um trabalho no outro faz parte. Se cabe a mim contar aquela história, não interessa a data ou a hora. Sou jovem, ainda tenho o mundo para conquistar", pontua.
Depois do sucesso da traíra Rosângela, Paloma passou a ser vista com outros olhos, e isso não se deve apenas pelo fato de ter adotado os cabelos ruivos, que ela manterá para estrelar a nova campanha da uma marca de tintura da qual ela é garota-propaganda e porque a personagem dela terá alguns parentes ruivos no filme. "Eu adoro essa cor!". Mas a mudança passou a ser sentida com a abordagem nas ruas. "Durante a novela todos queriam me matar. Pela reação do público senti que estava conduzindo minha personagem no caminho certo", relata a atriz.
"Hoje as pessoas elogiam a evolução que tive como atriz. Dizem que eu surpreendi e que esperam me ver em uma próxima novela logo", comemora ela, que estreou em telenovelas no SBT, em 1996. Na Globo, ela viveu duas mocinhas: a primeira em "Viver a Vida" e depois em "Insensato Coração".
Sobre a estreia no cinema, Paloma só quer uma coisa: "Que todos embarquem nessa viagem leve e divertida onde todos estão lascados". É com a mesma leveza e bom-humor que ela fala de Cenilde, a quem define como "Maria Fujona". No longa dirigido por Vitor Mafra, ela atuará ao lado do ator Chay Sued, que acaba de deixar a MTV com o fim do programa "A Hora do Chay", na MTV.
"Lascados" conta a história de três amigos da Zona Leste de São Paulo que se aventuram em busca do idealizado carnaval de Salvador, na Bahia. Durante a viagem em uma Kombi dos anos 70, vão enfrentar imprevistos que testarão os laços de amizade entre eles. Nando Cunha, intérprete do malandro pescoço em "Salve Jorge", e Guilherme Fontes também estão no elenco. A maior parte das cenas serão rodadas em Conceição da Barra e São Mateus.
(Por Larissa Moggi)