Vicente Sesso, pai de Marcos Paulo, está surpreso com a decisão da Justiça de concluir que Antonia Fontenelle não tem direito à herança do diretor, morto em novembro do ano passado. "Essa decisão deixaria o Marcos triste. Vai contra a vontade dele, que não está sendo respeitada", comenta Sesso nesta sexta-feira (11), em conversa com Purepeople. "Mas acredito que a Antonia ainda tenha jeito de recorrer a isso".
De acordo com a notícia publicada em primeira mão por Purepeople, a juíza Maria Cristina de Brito Lima, da 1ª Vara de Família da Barra da Tijuca, sentenciou na última quarta-feira (09) que a carta feita a próprio punho por Marcos Paulo em agosto de 2011 não vale nada. No documento, ele deixa 60% do saldo de suas contas bancárias e investimentos financeiros à Antonia.
A carta em questão seria um complemento ao testamento deixado pelo diretor. Mas o documento - que Purepeople teve acesso exclusivo (veja a foto na galeria acima) - não tem valor judicial porque nele não há a assinatura de três testemunhas, como pede o Código Civil. "Ele fez essa carta um ano antes de morrer. Se não fosse a vontade dele, o Marcos teria tido tempo de sobra para mudar isso", ressalta Vicente Sesso.
O pai de Marcos Paulo tem tanta certeza dos direitos de Antonia Fontenelle que ele reafirmou em uma carta as vontades de seu filho. O documento foi oficializado em um cartório de São Paulo. "Fiz minha parte. Avisei às minhas netas, logo após o enterro, que existia essa carta e reiterei a vontade do meu filho. Mais que isso, não posso fazer", lamenta ele.
Disputa em família
Morando na capital paulista, Vicente Sesso afirma não ter contato com as netas: Mariana Tristão, filha de Marcos Paulo com Renata Sorrah; Giulia Costa, do casamento do diretor com Flávia Alessandra; e Vanessa Simões, de um namoro com a modelo italiana Tina Serina. "Não tenho contato com ninguém. Todos os acontecimentos foram bastante surpreendentes para mim. Por causa disso, me afastei totalmente do processo".
Entre os fatos "surpreendentes" citados por ele está a troca da fechadura do apartamento de Marcos Paulo, dias após a morte dele, impedindo o acesso de Antonia Fontenelle, e a tentativa de Mariana de assumir o processo na divisão de bens do pai. Marcos Paulo, ao morrer, deixou a responsabilidade nas mãos de seu advogado, mas a filha entrou com um processo pedindo para assumir o posto de inventariante. A solicitação, no entanto, foi negada pela Justiça.
"Você não espera que haja uma disputa quando não há necessidade de ter. O Marcos deixou uma quantia muito grande. Ele não deixou R$ 200 para dividir. De repente, você vê as pessoas ficarem absolutamente ambiciosas e mais preocupadas com o que ele estava deixando do que pelo fato dele ter ido embora. Para mim, a perda real é da pessoa dele e não o bem que ele deixou para alguém", avalia, emocionado.
Elogios
Sobre Antonia Fontenelle, Vicente Sesso faz elogios. "Eu não a conheci muito bem. Tive mais contato com ela no hospital, no período em que meu filho estava doente. Ela sempre foi muito correta e carinhosa com ele", diz. "Não tinha por que o Marcos estar com a Antonia se ele não quisesse", completa.
Procurado pela reportagem, o advogado de Antonia afirmou que irá recorrer da decisão publicada na última quarta-feira. "Estamos avaliando o teor e, certamente, procuraremos os recursos cabíveis. Toda decisão comporta um questionamento em uma instância superior. Isso será feito", declarou o advogado Adailton Rodrigues.
(Por Anderson Dezan)