Nesta sexta-feira (16), Othon Bastos foi homenageado no Festival de Cinema de Gramado com o Kikito de Cristal, considerado um Oscar brasileiro. Após a premiação, o ator concedeu uma coletiva de imprensa e falou sobre receber o troféu, entregue somente aos atores de alto escalão do cinema latino-americano. "Esse é um prêmio para o ator, pois sou apenas o representante de uma classe. É lindo receber o Kikito de Cristal, mas não é para mim. É para todos os atores excepcionais do cinema brasileiro", disse.
O artista, que já atuou em 75 produções cinematográficas ao longo de 57 anos de carreira, contou que seus trabalhos favoritos nas telonas foram os longas "São Bernardo", "Deus e o Diabo na Terra do Sol", "Os Deuses e os Mortos" e "Sermões". No entanto, seu longa mais recente é "Vazio Coração", que conta no elenco com os atores Murilo Rosa, Larissa Maciel, Lima Duarte, Bete Mendes e Oscar Magrini, com estreia prevista para 1º de novembro.
Othon relembrou os tempos difíceis do cinema brasileiro, principalmente na era Collor, e comentou que está estusiasmado com as produções contemporâneas. "Antes estávamos engatinhando, agora já alcançamos a adolescência. E o melhor de tudo: o cinema no Brasil está descentralizado. Filmes são feitos em todos os estados. Isso é lindo!", disse animado.
O ator já adianta como será o seu discurso na entrega do prêmio, que acontece nesta sexta-feira às 21h30, no Palácio dos Festivais. "Não vou me vangloriar, ficar dizendo 'obrigado, meu Deus, que maravilha', para depois deixar o prêmio na estante. Vou ser sucinto, pois estou recebendo uma alma, um coração. E certamente não seria possível sem todos os outros atores com quem trabalhei. Esse prêmio é meu e deles", reforça.
O Festival de Cinema de Gramado é o evento cinematográfico mais importante do Brasil. Ele apresenta não apenas filmes brasileiros, como também latino-americanos. O festival dura uma semana e, no final, as categorias são votadas e premiadas. Já passaram pelo local os atores Wagner Moura, Vladimir Brichta, para divulgar o filme "A Coleção Invisível", além de Leandra Leal e Mariana Ximenes para lançar "O Uivo da Gata".