"Alone Yet Not Alone", uma das cinco músicas indicadas na categoria de Melhor Canção Original no Oscar 2014, foi desclassificada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood na última quarta-feira (29).
De acordo com um comunicado oficial, a decisão foi tomada após a descoberta de que Bruce Broughton, autor da música do filme homônimo, "mandou emails para membros do comitê que cuidam do ramo musical durante o período de seleção dos indicados", agindo de forma considerada ilegal.
Esta é a primeira vez que uma indicação é desclassificada por conta de uma campanha de "má-fé", mas na história da premiação outros selecionados já foram retirados da disputa e até perderam a estatueta após vencerem por motivos diferentes e, em alguns casos, sequer foi oferecida uma explicação.
Confira abaixo os filmes que foram desclassificados dos Oscar ao longo da história:
"Tuba Atlantic" (2010) - Indicado na categoria Melhor Curta-Metragem, o filme seguiu na disputa normalmente. No entanto, a Academia descobriu que o vídeo do diretor Hallvar Witzø já havia sido exibido na televisão norueguesa em 2008, contrariando os requisitos da premiação.
"Um Lugar no Mundo" (1992) - Após ser descoberto que o filme uruguaio tinha sido produzido na Argentina ele foi desclassificado por considerado inelegível.
"O Poderoso Chefão" (1972) - Concorrendo como Melhor Trilha Sonora, o icônico longa de Coppola perdeu a indicação após ser descoberto que parte do tema já havia sido usada na comédia "Fortunella", em 1958. No entanto, Nino Rota, compositor da trilha da primeira versão do filme, venceu o Oscar em "O Poderoso Chefão 2".
"Young Americans" (1967) - O longa venceu na categoria Melhor Documentário, mas foi desclassificado após descobrirem que já havia sido exibido dois anos antes.
"Alta Sociedade" (1955) - Um erro de percurso retirou o musical de Charles Walters do Oscar, já que um longa homônimo recebeu a indicação de Melhor Roteiro Adaptado em seu lugar. Após a Academia perceber a confusão, ambos os filmes deixaram a disputa.
"Caminhos Ásperos" (1953) - Indicado como Melhor Roteiro, o filme foi desclassificado após o comitê determinar que o texto não era original.
"Demônios do Céu" (1941) - Sem nenhuma explicação, o filme foi substituído por "O Lobo do Mar" na categoria Melhores Efeitos Especiais. O curioso é que o longa que assumiu seu lugar foi dirigido por Michael Curtiz, o mesmo de "Demônios do Céu", e possui a mesma equipe.
"Stout Hearts and Willing Hands" (1931) - Assim como no filme acima, teve a indicação revogada sem motivo aparente e "Scratch-As-Catch-Can" entrou na disputa em seu lugar como Melhor Filme de Comédia.