O premiado e polêmico filme "O Lobo de Wall Street", que já pode ser conferido nas telas brasileiras, pode garantir primeiro Oscar do ator Leonardo Di Caprio, que já recebeu outras três indicações e é o favorito ao prêmio de Melhor Ator.
No longa, Di Caprio interpreta Jordan Belfort, um bilionário misógino que enriqueceu aplicando golpes em investidores nos anos 70 e 80. Belfort é um personagem real que inclusive tem um pequeno papel no filme. O personagem central da trama causa tanta polêmica que o próprio Di Caprio saiu em defesa de seu trabalho numa coletiva. "Não há filmes como esse no mercado. Você não verá um épico com esse tipo de atrocidade em Hollywood, porque é um tipo de obra que não consegue financiamento", defendeu.
O filme, recheado de cenas fortes de sexo e consumo de drogas, foi banido nos cinemas do Nepal e Malásia. Várias cenas foram censuradas nos cinemas da Índia, Emirados Árabes e Líbano.
"O Lobo de Wall Street" também traz Mathew McConaughey como Mark Hanna, o mentor de Belfort. O ator também concorre à estatuta de Melhor Ator pelo papel em "Clube de Compras Dallas", filme para o qual emagreceu 20 quilos e está irreconhecível.
Junto com "Trapaça" e "Gravidade", o longa de Scorsese é um dos que receberam mais indicações ao Oscar e concorrerá em cinco categorias: melhor filme, direção, ator (DiCaprio), ator coadjuvante (Jonah Hill) e roteiro adaptado
A transmissão da cerimônia do Oscar no Brasil terá como apresentadora a modeloFernanda Lima , que vem ganhando destaque e brilhando em premiações nacionais e internacionais.