Quem ama cuidar da pele sabe que as redes sociais são repletas de informações e tendências de skincare e beleza. O Do It Yourself (Faça Você Mesmo, em tradução livre do inglês), foi dos movimentos que mais se multiplicou neles: muitos desses truques, entretanto, não são tão confiáveis.
De acordo com a Dra. Mariana Veloso, dermatologista e médica especializada em estética, algumas dicas de beleza feitas com ingredientes caseiros podem causar danos graves à pele.
"Embora os ingredientes da cozinha sejam deliciosos para comer e produtos como a pasta de dente sirva para os cuidados pessoais diários, eles não são necessariamente seguros para uso em nossa pele. Mas, infelizmente, há muitas tendências disseminadas em redes sociais que podem fazer você pensar o contrário", conta.
Outro truque que já apareceu nas redes foi usar cola para remover de cravos. "É amplamente ineficaz, além de colocarmos produtos químicos em nossa pele, o componente pode causar reações alérgicas", indica a médica.
Dra. Mariana conta que a esfoliação é o método mais eficaz nesse caso. "Assim, a melhor alternativa para a remoção desses cravos é a utilização de produto esfoliante, formulado com ingredientes seguros que ajudem a dissolver o óleo preso e as células mortas da pele que causam cravos", indica.
Usar diariamente o protetor solar é algo indispensável, mas a proposta de passar o fotoprotetor apenas em algumas áreas do rosto, onde deseja uma maior iluminação, é prejudicial para a pele.
"Não passar protetor solar em algumas regiões pode causar desde queimaduras solares até alterações mais graves, como câncer de pele ou aceleração do envelhecimento precoce. O mais recomendado é usar proteção solar com FPS superior a 30 e reaplicar o produto a cada 2 horas", explica a médica.