O pepino é um alimento refrescante e perfeito para saladas, sucos e outras opções saudáveis no verão. Mas você sabia que colocar pepino na região dos olhos é um truque de beleza caseiro que atravessa gerações?
Essa trend da foi aprimorada no Tik Tok e viralizou na rede social: a hashtag #frozencucumberhack (truque do pepino congelado, em tradução livre do inglês) acumulou mais de 25 milhões de visualizações. Mas isso realmente funciona?
Nos vídeos da 'frozen cucumber hack', esse fruto é colocado ora em fatias, ora congelado inteiro e aplicado em uma espécie de massagem (veja abaixo). Quem conta conta o porquê esse alimento é um aliado no skincare é a Dra. Mônica Aribi, sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e International Fellow da Academia Americana de Dermatologia.
"Os pepinos são conhecidos por serem ricos em vitamina C e também ajudarem a reduzir o inchaço. Aplicar fatias de pepino na área dos olhos pode ajudar a reduzir o inchaço", indica.
+ Descubra um guia completo sobre esfoliação para o rosto!
Por estar congelado, ele perde no aspecto nutritivo para a pele, mas atua como um hidratante natural. "O gelo faz com que a molécula de vitamina C degenere-se e não cumpra suas funções, por tanto não há o benefício de nutrição da pele, mas o pepino congelado age como um vasoconstritor, diminuindo o fluxo sanguíneo, com ação hidratante e anti-inflamatória", explica a médica.
Outro ponto positivo desse truque é que o frio ajuda a fechar os poros. "Se você acordar de manhã e seus olhos estiverem inchados, você pode usar um cubo de gelo no rosto ou uma toalha fria. Ou um pepino congelado. Seja qual for a sua escolha, apenas não segure nada que seja gelo em uma área do seu rosto por muito tempo. Se você notar que a pele está ficando rosada ou levemente dormente, você deve parar", diz a dermatologista.
A especialista explica ainda que, por ter uma textura diferenciada das outras partes do rosto, a região dos olhos merece um cuidado especial. "Quando aplicado topicamente, os pepinos podem fortificar as células para que possam se manter hidratadas e trabalhar nos níveis mais altos. Na área dos olhos, a hidratação é imensamente benéfica, uma vez que essa é uma região de pele extremamente fina", aponta.
Quer mais uma dica para potencializar esse truque de beleza? Aplique um gel refrescante para os olhos contendo ácido hialurônico (que "atrai a hidratação do ambiente para a pele", detalha Dra. Monica) e coloque o pepino por cima.
As fatias de pepino também podem ajudar a combater as olheiras escuras, graças aos seus altos níveis de vitamina K, que comprovadamente melhoram a circulação sanguínea. "No entanto, todos esses efeitos são temporários. O melhor a fazer em caso de olheiras é procurar um médico para identificar o tipo e direcionar o tratamento", explica a médica.
A dermatologista aponta alguns dos procedimentos mais comuns para a região: o HydraFacial Perk Olhos usa a tecnologia roller-flex para remover gentilmente impurezas e células mortas da pele da área dos olhos através de sucção a vácuo ao mesmo tempo em que nutre e hidrata a região com um sérum.
"Ele age iluminando, tonificando e revitalizando a pele dos olhos com resultados imediatos e duradouros na melhora das linhas finas, inchaço e olheiras", explica a dermatologista Dra. Mônica Aribi.
"Outros pacientes podem precisar de tratamentos mais direcionados a laser no comprimento de onda 1064nm que causa uma microfragmentação no pigmento, que é absorvido pelo organismo, clareando a região. Em outras situações, no caso de bolsas, podemos usar preenchedores injetáveis para tratar os sulcos", destaca.