Tem uma poeira dos anos oitenta pairando no ar do universo fashion. Esse perfume vintage pôde ser visto nas semanas de moda internacionais e também no São Paulo Fashion Week. O evento, que vai até a sexta-feira (26), traz, entre as tendências de moda para a próxima temporada, alguns looks de beachwear, e a maioria deles resgata características dos looks de praia de 30 anos atrás.
Hit faz algumas temporadas, as hot pants permanecem em alta mas desta vez com uma modelagem um pouco diferente. Menos anos 50 e mais anos oitenta, com virilha cavada, as peças compõe biquínis com cortes mais simples na parte de cima. Um dos favoritos é o tomara que caia, trend em alta também para os vestidos. Não é nas hot pants que a a cava alta vem aparecendo. A grife que apresentou sua coleção pelo projeto Estufa, Borana, especializada em moda praia, propõe também biquínis menores, bem pequenos e com a cava lá em cima. A mesma proposta vale para os maiôs da marca, que investiu ainda na pegada artesanal do crochê e na animal print, duas apostas do verão 2019.
Conhecida por seu minimalismo a Osklen foi outra que apostou na hot pant. A modelagem proposta pela marca é, no entanto, quase isenta de detalhes. Já a PatBo, que levou pela primeira vez sua coleção de beachwear para a passarela, apostou na transparência sobreposta de bordados, nas hot pants, nos babados e nos tons mais sóbrios, como cor de vinho e verde-garrafa, para uma moda praia ultraelegante.
A pegada tropical vem quente para o próximo verão. Veterano no mundo do beachwear, Amir Slama foi dos designers que apostaram nos babados, na latinidade, e nas estampas de flores e folhas. Outra que apostou nessa vibe foi a designer Patricia Bonaldi. Com uma atmosfera cheia de feminilidade, babados e borogodó, a marca apresentou os vestidos estampados pelos quais é famosa, além de uma recente linha de beachwear.
(Por Deborah Couto)