Depois das Semanas de Moda de Nova York, Londres, Milão e Paris, chegou a vez da Fashion Week paulista mostrar suas tendências para 2019! A 46ª edição do evento, além de levar as passarelas marcas conhecidas como Osklen, que lançou recentemente uma coleção com materiais sustentáveis, Água de Coco e PatBo, também apresentará, simultaneamente, o Projeto Estufa, que conta com 6 marcas: Aluf, ÃO, Korshi 01, Lucas Leão, Helena Pontes, MiPinta e Victor Hugo Mattos, que vão desfilar entre os dias 22 a 26 de outubro, no ARCA, na Vila Leopoldina. "Criamos o Projeto Estufa como uma evolução de inúmeros exercícios e iniciativas, justamente para reunir e proporcionar a troca entre pessoas e iniciativas que compartilham do nosso mindset", comenta Paulo Borges, idealizador do SPFW e diretor criativo do Projeto Estufa.
Os estilistas das marcas que integram o Projeto Estufa são jovens com novas perspectivas sobre a moda e que a relacionam como elemento político. A curadoria foi de Olivia Merquior, diretora do Centro Brasileiro de Estudos em Design de Vestuário, e de Augusto Mariotti, diretor de conteúdo do SPFW. "São jovens capazes de reinventar a realidade presente, que abrem caminhos para o futuro. Engajamento, liberdade criativa, pensamento prospectivo e permeabilidade: esses são os principais alicerces de nossas escolhas", conta Olivia Merquior. "Selecionamos marcas capazes de trazer novas perspectivas e soluções para o mercado de moda nacional e internacional. Marcas sem medo de apostar numa criatividade lúdica e transformadora", afirma Augusto. Apresentado pelo Santander, a iniciativa tem o patrocínio da Jeep, C&A, Movimento Sou de Algodão e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A Aluf é uma marca criada pela designer de moda Ana Luisa Fernandes, nascida em Belém mas que foi criada no Rio de Janeiro. Ser sustentável é o mais importante para a marca. O design das peças é superbem construído, com blusas, vestidos e calças elegantes, com recortes geométricos e com um mood abstrato de estampas. Tons pastel de rosa, bege, coral e verde se destacam na nova coleção da marca, que desfila em 23/10.
A ÃO é uma marca de roupas unissex, criada no início de 2017 pela estilista e figurinista Marina Dalgalarrondo. A proposta é produzir peças 100% algodão em baixa escala. O que chama atenção é o design artístico das roupas, que são atemporais, ou seja, dá para serem usados em qualquer época, e que trazem referências da história da arte e da moda. A ÃO desfila no dia 24/10.
Criada pelos sócios Pedro Korshi e Albner Moreira, a Korshi 01 incentiva o consumo consciente, tem a proposta de produzir menos e explorar mais, além de ter o foco na versatilidade. O mais interessante é que as peças são completamente mutáveis, ou seja, podem ser usadas de diferentes formas: de um casaco pode surgir jardineiras ou coletes. O conteúdo visual da Korshi 01, como as fotos do Instagram da marca, é feito com um celular para seguir a tendência de consumo consciente. A Korshi 01 desfila no dia 24/10.
Helena Pontes é uma designer pernambucana, que criou a marca que leva o seu nome a partir do conceito do slow fashion: suas peças são feitas em tecidos naturais e as roupas são atemporais para poderem ser usadas por anos. As coleções de Helena contas com roupas em alfaiataria e recortes geométricos. A marca desfila no dia 24/10.
Lucas é carioca e se formou no Senai Cetiq. Depois de participar do Órbita, programa que é voltado para jovens criadores de moda, Lucas lança sua marca de uma maneira profissional. A proposta do estilista é misturar o streetwear com uma moda mais elaborada. A marca desfila no dia 23/10.
A MiPinta foi criada pelo mineiro Fernando Miró, que se formou pela La Cambre, uma das principais escolas de moda da Europa. O design de suas pelas é totalmente autêntico e característico, com detalhes chamativos e bem coloridos. A MiPinta desfila no dia 25/10.
Victor Hugo Mattos é uma merca de acessórios que se baseia nos moldes do upcycling, ou seja, usa modelos já existentes e borda, pinta e vai adicionando sua pegada característica. estética. A coleção atual, que será mostrada no SPFW, tem uma parceria com a Swarovski. A marca desfila no dia 25/10.
(Por Beatriz Doblas)