O "Fantástico" está celebrando 50 anos no ar com um olhar no passado. E neste domingo (20), o programa da Globo relembra o Mister M, sucesso no final da década de 1990. Em um quadro, o ilusionista americano Val Valentino, nome artístico de Leonard Montano, 67 anos, desvendava alguns truques de magia, garantindo alta audiência ao "Show da Vida", assim como ocorreu com a entrevista bombástica de Larissa Manoela, que gerou uma série de desdobramentos.
O quadro lançado pela Globo em dezembro de 1998 era a versão desmembrada de programas produzidos pela rede americana Fox sob o título "Breaking the Magician's Code: Magic's Secret Secrets Finally Revealed", algo como "Quebrando o Código dos Mágicos: Os Segredos Secretos da Magia Finalmente Revelados". Claro que a revelação dos truques não agradou os demais artistas da cartola.
Passados mais de vinte anos, você lembra detalhes envolvendo a participação de Mister M no "Fantástico" e no "Planeta Xuxa"? Soube que o ilusionista enfrentou um câncer? O Purepeople reúne quatro curiosidades do mascarado, do príncipe negro das trevas, do senhor de todos os segredos, já diria Cid Moreira.
Em março de 1999, a Justiça do Rio Grande do Sul proibiu o "Fantástico", então comandado por Pedro Bial, de exibir o quadro do Mister M. O motivo? A na época "recém-formada Associação dos Mágicos Gaúchos Vítimas do Programa 'Fantástico' entrou com uma medida cautelar no último sábado pedindo a suspensão da exibição do quadro pela Globo", relatou "Folha de S.Paulo".
A juíza Gisele Anne Vieira Picos concedeu a liminar, a desembargadora Rejane Maria Dias de Castro Bins rejeitou a suspensão da liminar, e a Globo teria que arcar com R$ 1 milhão caso levasse ao ar o Mister M. Essa liminar contra a rede carioca foi baseada no abuso de direito e concorrência desleal.
Coube a Xuxa Meneghel, homenageada com um documentário sobre sua trajetória, ser uma das primeiras brasileiras a ver o rosto de Leonard. Em julho de 1999, o mágico foi ao "Planeta Xuxa" e esteve no quadro "Intimidade". O mágico ao ser questionado o que faria se o mundo acabasse em 24 horas, disparou: "Dançar com você".
Em seguida, Xuxa pediu para ver o rosto de Mister M e foi atendida. Porém, só no bastidor. Mister M só tiraria sua máscara ao vivo e no palco de um programa de TV no "Domingo Legal" no SBT. E em plena guerra de audiência entre a emissora de Silvio Santos e a Globo.
Se você acha que a censura o quadro foi demais, está enganado. Em 2020, Mister M revelou ter ficado na mira de um matador. "Os mágicos formaram uma organização contra a revelação dos truques. Eles juntaram dinheiro para contratar um gângster e me assassinar. Isso está documentado", pontuou.
Um golpe maior veio em 2011 quando Mister M recebeu diagnóstico de um câncer de próstata. Meses mais tarde, voltou à TV brasileira e pediu doações para bancar seu tratamento. Oito anos após ouvir que só teria alguns meses de vida, afirmou estar curado.
"Pensei que, se outras pessoas se curaram, eu também conseguiria. Recebi uma mensagem de outra dimensão (segundo ele, da própria mãe) de como eu poderia me curar e, graças a Deus, ainda estou aqui