Os hormônios desempenham um papel fundamental na saúde geral. Como resultado, há uma ampla gama de sinais que podem sinalizar quando um desequilíbrio está acontecendo, como falta de energia, dificuldade de foco, perda de massa muscular, entre outros fatores. O endocrinologista Ronan Araujo explica como identificar os sintomas e reequilibrar o organismo.
"É fundamental que os hormônios estejam ajustados pois, dessa forma, favorecem nossa saúde cardiovascular, protegendo o coração e gerando outros inúmeros benefícios. No caso do homem, há proteção contra o câncer de próstata e na mulher, contra o câncer de mama", revela.
"Quando a pessoa apresenta um desequilíbrio hormonal, significa que ela tem muito ou pouco de um determinado hormônio no corpo. Além disso, tanto homens quanto mulheres, de todas as faixas etárias, estão suscetíveis a sofrer, em algum momento da vida, com a desregulação dos hormônios, o que pode causar, entre outras coisas, excesso de fome, irritabilidade, cansaço ou insônia. Mesmo pequenas mudanças podem ter sérios efeitos em todo o corpo", acrescenta.
Segundo o Dr. Ronan Araujo, os principais sintomas de que nosso organismo está desequilibrado são:
Ganho de peso
Perda de peso
Fraqueza muscular
Fadiga
Dores musculares, sensibilidade ou rigidez
Aumento/ diminuição da frequência cardíaca
Aumento da sensibilidade ao frio ou calor
Micção frequente
Aumento da sede/fome
Diminuição do desejo sexual
Depressão
Pele mais seca ou oleosa
Acne
Veja como equilibrar seus hormônios com estes hábitos:
De acordo com Ronan Araujo, pequenas mudanças no estilo de vida podem ajudar a restaurar os níveis adequados de hormônios no corpo. Uma dieta nutritiva e outros hábitos de vida saudáveis já surtem efeito e permitem que a pessoa se sinta melhor.
Aqui estão algumas maneiras naturais indicadas pelo especialista para reequilibrar o organismo:
alimentação saudável. "A mais natural possível. Descascar mais e desembrulhar menos", aconselha.
Sair do sedentarismo para evitar obesidade, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. "Praticar atividade física é bom para você ter o equilíbrio", afirma.
Meditação, pois ela libera os hormônios que provocam boas sensações como a serotonina e a oxitocina. "É importante destinar um tempo para o autocuidado e o controle do stress é fundamental", diz.
Sono de qualidade. "Devemos dormir não menos que 6 horas e não mais de 8 horas por noite, com um sono reparador, que te faça acordar descansado", afirma.