Ana Paula Arósio está há quase 13 anos longe da TV, desde que viveu a Ana Beatriz da série "Na Forma da Lei", da Globo. Revelada na versão do SBT da novela "Éramos Seis" (1994) e protagonista de "Hilda Furacão" (1998), "Terra Nostra" (1999) e "Esperança" (2002) praticamente trocou a fama e a carreira vitoriosa na telinha e nos palcos pela vida anônima. Tanto que Ana Paula, 47 anos, acaba de recusar uma proposta milionária da Globo para retomar o trabalho na TV.
Aliás, esse não foi o primeiro trabalho recusado pela atriz nos últimos anos - em 2015, a artista foi cogitada para um dos papéis na novela "Velho Chico". Cinco anos antes, deixou o elenco de "Insensato Coração" de última hora.
Por outro lado, Ana Paula estrelou em 2020 uma propaganda publicitária que ironizava o seu sumiço da televisão. Já em 2022, a atriz faltou à pré-estreia em São Paulo do filme protagonizado por ela "Primavera".
Já na vida pessoal, precisou lidar com a morte do pai, Carlos, em decorrência de problemas pulmonares após três semanas de internação, em novembro de 2015. Na época, o genitor morava em um condomínio da terceira idade em Ribeirão Preto (SP) e estava afastado da filha famosa.
Quatro meses antes, em julho, a mãe de Ana Paula Arósio havia comentado outra hospitalização do marido, portador do Mal de Parkinson. Mas ao ser questionada sobre sua relação com a filha, Claudete Aparecida resumiu: "Prefiro não falar nada sobre esse assunto".
Em 3 de novembro de 1996, quando tinha 21 anos, a atriz enfrentou um grande drama. Seu então noivo, o empresário Luiz Carlos Leonardo Tjurs, então com 29 anos, tirou a própria vida faltando 40 dias para o casamento. "Ela entrou em estado de choque, passou vários dias sedada e ainda precisou dar minuciosos depoimentos para a polícia", relatou "O Globo".
Na época, Ana Paula gravava a novela "Os Ossos do Barão", no SBT, trama que só estrearia em abril de 1997. "Fui ao fundo do poço, mas já voltei", declarou a atriz naquele mês. Posteriormente, a artista engataria romance com Marcos Palmeira e com o político Aécio Neves.
Descoberta aos 12 anos em um supermercado, Ana Paula até setembro de 1996 já havia estampado aproximadamente 250 capas de revistas, algumas internacionais, morado no Japão, e atuado pela primeira vez no filme "Forever" (1990, aos 14 anos) e em peças como "Batom" (1995).