Em 'Renascer ', o autor Bruno Luperi começou a explorar a visão de uma mulher trans em diálogos agressivos, como no caso de Buba (Gabriela Medeiros ) e Venâncio (Rodrigo Simas ) semanas atrás. Na ocasião, a personagem feminina conta para o amante sua identidade sexual e é recebida com a seguinte constatação: "eu não sou veado". No desenvolvimento do diálogo, a personagem de Gabriela Medeiros explica, didaticamente, os problemas que enfrentou para sua libertação pessoal, fazendo o publicitário perceber sua total ignorância.
Na fazenda, José Inocêncio (Marcos Palmeira ) se encanta pela nova namorada do filho, despertando ciúmes em Mariana (Theresa Fonseca ). No final das contas, o carinho paternal transcende qualquer posição sexual.
No capítulo desta terça-feira, 20, a vida de Zinha (Samantha Jones) será explorada em conversa entre Morena (Ana Cecília Costa ) e Deocleciano (Jackson Antunes ). Durante uma refeição ao lado da jovem, eles conversarão sobre a possibilidade de ela se envolver com João Pedro (Juan Paiva ), mas se incomodará com o tema e se retira.
Mais tarde, quando estiver lavando a louça ao lado do marido, a ex-quenga dirá.""Nunca vi uma coisa dessa, a pessoa num podê mais fazê nenhuma brincadêra que já leva um coice por cima da cara", resmungará. "Cê sabe que Zinha fica arretada com essas história", justificará o peão.
"Se ela numme garrá João Pedro agora... Hum, hum... ói, eu num lhe digo e é nada!", insinuará ela. "Os dois é como se fosse irmão, nega", ponderará o marido. "Pois eu lhe digo que se ela dexá João Pedro passá, é sinal de que num gosta da fruta", comentará ela.
Assustado, Deocleciano pedirá para a mulher não brincar com isso. "Que é que foi, Deocleciano?! Só me faltava era esta: justo você, que se casô co'a rainha das quenga, querêvim moralizá a minina por isso!", devolverá Morena.
E sabe o tanto que ela pode tá sofrêno se tivé que escondê o que é pra tentá sê filiz?!", finalizará a ex-prostituta, deixando claro que apoirá a menina no momento em que Zinha se descobrir lésbica.
A partir disso, é perceptível a iniciativa de Bruno Luperi ao 'desafiar' a opinião do avô, Benedito Ruy Barbosa, que sempre rejeitou a ideia de tocar no assunto sobre personagens LGBTQIA+. Na versão original, Jupará Evaldo Macarrão) tinha um filho, Zinho, hoje, é representado por uma mulher.
Durante a coletiva da novela 'Velho Chico', em 2016, Benedito Ruy Barbosa foi enfático sobre sua visão em relação a personagens gays em suas tramas. Não sou contra, não acho errado. O que acho é que, quando tenho na mão 80 milhões [de pessoas] assistindo à minha novela, tenho que ter responsabilidade. Tenho que saber que tem muito pai que não quer que o filho veja, porque eles não sabem explicar, não sabem como colocar!, disse, na época.