A prevenção é um passo importante dentro da conscientização promovida pelo Outubro Rosa e os alimentos são grandes aliados sob essa perspectiva. Em entrevista ao Purepeople, a nutricionista Larissa Cohen, membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica destaca a importância de ter uma alimentação saudável, priorizando alimentos com fibras, frutas, legumes e verduras, como fator preventivo da doença.
"Alguns alimentos possuem a capacidade de proteger o organismo evitando danos oxidativos ao DNA e, com isso, prevenindo a replicação errada da célula, ou seja, evitando a formação de câncer, e outros alimentos aumentam o risco de surgimento da doença aumento esse processo oxidativo", explica a especialista.
Larissa pontua ainda que estudos especializados no tema apontam que o cardápio tem influência considerável. "A literatura científica reconhece que os fatores dietéticos representam cerca de 30% das causas de câncer de mama, sendo somente superado pelo tabaco, como fator de risco prevenível", pondera a nutricionista do InspiraSaúde e do espaço Stella Torreão.
A seguir, ela lista alguns alimentos recomendados para prevenção e ainda durante o tratamento do câncer de mama.
Aliados também contra o inchaço, a semente, os peixes e seus derivados são fontes de ômega 3. "Sabe-se que os ácidos graxos poliinsaturados da série 3, inibem a formação do câncer de mama, assim como as metástases", explica Larissa.
Entre os micronutrientes mais investigados por sua atuação quimiopreventiva no câncer de mama, destacam-se:
1) As vitaminas antioxidantes (ou seja, a vitamina A): "Presente nos vegetais de cor laranja".
2) A vitamina C: "Encontrada nas frutas cítricas".
3) O acido fólico: "Existente em verduras escuras, como espinafre, couve".
4) O mineral selênio: "Presente na castanha do Brasil e outras oleaginosas".
A nutricionista reforça a ação essencial ainda no combate envelhecimento precoce dos mesmos alimentos: "Uma das ações das vitaminas e minerais é a defesa contra os radicais livres (responsáveis por danos ao DNA), regulação da diferenciação celular e, consequentemente, inibição do crescimento de células mamárias cancerígenas".
Normalmente usados para dar aquele gostinho especial na comida, a cebola, o alho, alho-poró e cebolinha auxiliam na prevenção do câncer de mama. "Possivelmente, devido à capacidade de excreção de produtos carcinogênicos", indica Larissa.
Hortaliças como couve, brócolis, couve de bruxelas e couve-flor, além de serem ricas em vitamina A, são fontes de um fitoquímico chamado isotiocianato, que ajuda na prevenção da doença. "De uma forma geral, esse composto atua inibindo o metabolismo oxidativo de vários carcinógenos, que levam a danos no DNA", explica a nutricionista.
Saiba mais sobre sintomas, tratamentos e causas do câncer de mama