Martim de Sá Ribeiro (Lee Taylor), um dos deserdados por Afrânio (Antônio Fagundes), vai revirar o escritório do coronel para procurar provas de erros em seus negócios e será pego em flagra pelo pai nos próximos capítulos da novela das nove "Velho Chico". "Posso saber o que o senhor pensa que está fazendo aqui?", perguntará o Saruê ameaçado pelo neto Miguel (Gabriel Leone) ao ver o filho vasculhando suas coisas.
Segundo o colunista de TV Daniel Castro, o irmão de Maria Tereza (Camila Pitanga) afirma estar analisando alguns contratos e documentos, e deixa Afrânio - acusado pelos filhos de ter planejado o atentado contra Santo (Domingos Montagner) - intrigado com o inesperado interesse em suas negociações. O fotógrafo declara, então, desejar conhecer os meios pelos quais o pai tem conseguido dinheiro para manter toda a família.
"O que sustenta esse nome é a vida que enterrei nessa terra maldita. Por isso nem perca seu tempo com isso, que você não vai encontrar nada de errado aí", responde o Saurê, que se irritou ao saber que a filha salvou a cooperativa. Desconfiado, Martim não desiste de instigar: "Será que não, coronel?".
Martim supõe que Afrânio guarde segredos do passado
Nervoso com a situação, Afrânio continua respondendo o filho: "Cansei de dizer que dei minha vida para sustentar o nome dessa família. Não ia colocar esse nome nem o patrimônio dela em risco! O que fiz para esta família vai ficar para esta família!". O filho, então, questiona: "E o que o senhor fez pelo senhor mesmo?". "O que fiz para mim é meu! Não perca seu tempo em procurar sujeira onde não tem!", rebate o coronel.
Martim, de volta à fazenda para impedir que o lugar do pai fosse ocupado por Carlos (Marcelo Serrado), supõe que segredos do passado escondidos pelo patriarca podem ser revelados. "Não é de hoje que investigo o patrimônio dos de Sá Ribeiro e estou convencido de que não tenha uma só mancha debaixo desse nome. O que me pergunto, coronel, é: e no patrimônio dos Saruês?", indaga o jornalista. O coronel instiga, perguntando se ele irá assumir os bens deixados a ele, mas, com a recusa, o homem fica furioso e expulsa Martim de sua sala.
(Por Carol Borges)