Para quem gosta de astrologia e é noveleiro, reconhecer os signos dos personagens de uma trama, muitas vezes é fácil. E como nesta quinta-feira (7) "Velho Chico" chega ao centésimo capítulo - em meio às reviravoltas causadas pela revelação da paternidade de Miguel (Gabriel Leone) -, o Purepeople resolveu descontrair, propondo um zodíaco da trama das nove. Escolhemos um personagem para representar cada signo, de acordo com as características e atitudes. Ficou curioso para saber qual deles representa o seu? Confira nossa galeria e veja a descrição na lista abaixo!
Luzia (Lucy Alves) é Áries
Impulsiva e esquentada, Luzia não pensa duas vezes antes de fazer um escândalo e enfrentar os outros. Basta ouvir o nome de Tereza ou de um dos de Sá Ribeiro pra ela ter um ataque de fúria e armar um barraco. Já saiu no tapa com a rival umas duas vezes pelo menos, vai atrás de Santo (Domingos Montagner) quando desconfia do marido e acha que resolve tudo no grito. E assim como os nativos desse signo de fogo, a mulher arde de desejo na hora de fazer amor. Nem todo ariano é como Luzia, claro, até porque do jeito que ela é, teria ascendente e lua também em áries. É fogo na roupa!
Dalva (Mariene de Castro) é Touro
Ela cismou que vai conquistar Cícero e não desiste! Como uma boa taurina, Dalva é teimosa e sedutora. Quando viu que as indiretas não adiantavam, apareceu na frente do jagunço usando o vestido de Tereza e quando ele pediu a peça, não hesitou: tirou a roupa e ficou nua diante dele. Os nativos desse signo de terra tem relação forte com o corpo, com o mundo material e concreto. Dalva gosta de dançar e aproveitar a vida, mas sempre que pode faz corpo mole no serviço. Preguicinha de taurina, né?
Carlos Eduardo (Marcelo Serrado) é Gêmeos
O marido de Tereza é o estereótipo dos aspectos mais negativos do signo de gêmeos, pois usa sua habilidade para discursar e poder de persuasão para conquistar seus interesses escusos. Dissimulado, ele está quase sempre fazendo jogo duplo e raramente discorda das pessoas ao seu redor. Jamais contraria o coronel, de olho na herança, mas dá um jeito de fazer Maria Tereza pensar que ele está do lado dela, assim como tenta fazer com Miguel. Gêmeos é o signo da comunicação, e Carlos, além de deputado, é um orador nato. Até Luzia ele conseguiu levar no papo e conquistá-la como aliada. Se não fosse mau-caráter, ele seria um homem admirável e envolvente.
Lucas (Lucas Veloso) é Câncer
Doce e carinhoso, ele vive na sofrência por Olívia. Como um bom canceriano, o que Lucas quer é amar e ser amado. Está sempre por perto com uma palavra amiga e pronto para dar um abraço apertado. É o namorado que passa segurança, que quer casar e ter filhos, aquele que conquista a sogra e coloca a família em primeiro lugar. E quando vê seu amor com outro... Ah, segura que lá vem drama! Vai pro bar de Chico Criatura chorar as mágoas, reclama com Bento, diz que vai desistir da moça. Mas que nada, passa uns dias tá ele lá de novo, com seu sorriso e os braços abertos, pronto pra lutar por seu amor. Doninha é outra canceriana da trama, uma mãezona super protetora que cuida de Terê, Ciço e Martim como se eles fossem sempre crianças.
Afrânio (Antonio Fagundes) é Leão
O coronel Saruê conversa com ele mesmo no espelho. Dá para ser mais leonino que isso? Egocêntrico e egoísta, ele foi seduzido pelo poder e gosta de ter a certeza de que tudo vai acontecer de acordo com sua vontade. Vaidoso, se recusa a admitir que os anos passaram e faz questão de usar sua peruca acaju para esconder os cabelos brancos, sem medo de parecer ridículo. Acredita piamente que pode mandar na vida de todos à sua volta, que só ele sabe o que é melhor para a fazenda, e pra cada um dos de Sá Ribeiro. Não é à toa que bate de frente com o filho e com o neto, dois rebeldes aquarianos. Esse lado mais negativo do signo foi aflorado depois que ele assumiu o comando da fazenda. Antes, quando morava em Salvador e namorava Iolanda, ele era mais criativo, alegre e apaixonado, autoconfiante e atraente. Também, era o Rodrigo Santoro, né?!
Beatriz é Virgem
A professora tem o profundo senso de humanidade dos virginianos. A precariedade da escola a incomoda sobremaneira, por isso fez dessa sua causa de luta, e também por amor à profissão. Dedicada ao trabalho e à mãe, no amor ela é realista e cautelosa, não é dada a grandes declarações e muitas vezes relutou a se entregar ao que sente por Bento. Seu lado crítico foi mostrado quando conheceu o vereador e também Martim: Beatriz critica primeiro e pergunta depois. Uma mulher honesta e confiável, ela está ficando dividida entre dois amores, o que vai ser bem difícil pois a virginiana quer sempre agir da melhor forma possível.
Bento é Libra
O vereador tem duas características bem fortes de libra: é um homem pacífico e justo. Mas tem também o rancor dos escorpianos e os ataques de fúria dos arianos. Poderiam ser seu ascendente e lua, respectivamente. Inteligente como tendem a ser as pessoas regidas pelos signos de ar, Bento entrou para a política por não tolerar ver tanta injustiça em Grotas. Seus discursos encantaram Beatriz, pois assim como gêmeos, o libriano também tem o dom da fala e a mente afiada. Seu lado sociável e gentil é percebido quando passeia pela cidade e fala com um e com outro, conhecido por todos.
Cícero é Escorpião
Não é que seja ele seja um vilão, mas é que Cícero se apaixonou pela pessoa errada e é muito, muito rancoroso. Desde que viu Tereza com Santo, ainda na primeira fase, o jagunço ficou com mágoa de cabocla e jurou que vai matar o rival. Vingativo, ele já tentou acabar com a vida do agricultor pelo menos duas vezes, e depois de quase 30 anos ainda continua com o mesmo ódio no coração. Por outro lado, mesmo amando Terê, ele acaba cedendo às investidas de Dalva, porque afinal, que escorpiano resiste às tentações da carne, não é mesmo?
Tereza é Sagitário
Ela é fogo que arde sem se ver! Até as cores predominantes em seu figurino são as do signo: vermelho, violeta, púrpura e rosa. Desde muito nova Tereza se acostumou a sair cavalgando por aí, sem destino, sentindo o vento no rosto e a sensação de liberdade. Nunca abaixou a cabeça para o coronel e lutou por sua história de amor proibida com unhas e dentes. Ela não tem papas na língua e nem leva desaforo para casa: fala o que pensa, seja para quem for. Por isso bate tanto de frente com Luzia e Afrânio, que também são de signos de fogo. Regida pelo centauro, Terê tem um lado selvagem, que aflora bastante em seus encontros com Santo. E quando está feliz, sua risada ecoa longe, vibrante, como costuma ser a dos sagitarianos.
Santo é Capricórnio
Muito dedicado ao trabalho e à família, Santo é um empreendedor generoso, e gestor da associação dos pequenos produtores. Sempre sonhou em fazer os negócios prosperarem e após a morte de seu pai e de Dona Eulália, assumiu a fazenda Piatã, passou do algodão para as frutas e sempre persistiu, apesar das dificuldades e enfrentamentos com o Coronel Saruê. Determinado e leal no amor, ele foi até a porta da igreja para tentar evitar que seu grande amor se casasse com outro. Apesar de estar traindo a mulher, ele sente que está sendo fiel aos seus sentimentos quando está com Terê. Com exceção dessa peça que a vida lhe pregou, Santo é bastante confiável, como um bom capricorniano.
Miguel é Aquário
Assim como o tio, Martim, Miguel é um aquariano nato, até no figurino original e excêntrico. Visionários e humanistas, os dois não suportam o conservadorismo de Afrânio, muito menos o pensamento atrasado e cheio de preconceitos do coronel. Ambos representam bem esse signo de ar, mas o projeto de vida de Miguel, a sintropia, é praticamente um símbolo de aquário: a maneira humanitária de trazer o progresso, pensando num futuro melhor para o coletivo. Aquarianos geralmente se engajam na luta por uma causa e tudo que Miguel quer é ajudar o povo a viver em harmonia com a natureza. Também como os filhos de urano, ele não teve o menor problema em falar para Sophie que sua história de amor ficou no passado. Parece insensibilidade, mas é franqueza mesmo.
Iolanda é Peixes
Mais pisciana que Iolanda, impossível. Os nativos de peixes são intuitivos e ligados à espiritualidade: ela é descendente do povo cigano, joga tarô e lê mãos. Por serem regidos por Netuno, tendem a ter talento artístico, especialmente musical: ela é cantora. Empatia, tolerância e capacidade de perdoar são características deste signo totalmente presentes na vida de Iolanda, que apesar do desprezo e agressões da sogra estava sempre disposta a ajudá-la. Ela não desiste de Afrânio e de seu amor, embora ele tenha se tornado um homem difícil ao longo dos anos. Doce, está sempre de braços abertos para Tereza, Martim e Miguel; lutando para manter a família unida. E ah, como chora. Às vezes pensa em largar tudo e ir embora, mas depois lá está ela, pedindo à Santa Sara para proteger a todos.
(Por Samyta Nunes)