PRIMEIRA SEMANA DA NOVELA "VALOR DA VIDA" - semana de 31 de outubro a 4 de novembro de 2022
Um corpo largado no chão (Artur, Rúben Gomes) é visto nas ruínas libanesas por Aisha (Isabela Valadeiro) e Faisal quando eles fazem gravação de dança do ventre. Ao mesmo tempo, em Portugal, Sara (Joana de Verona) junta a família e revela que está se relacionando com Vasco (Thiago Rodrigues) e que eles esperam um filho.
Nesse instante, Carolina (Ana Sofia Martins), mulher de Vasco, em coma há 8 anos depois de acidente de trânsito, surpreende as enfermeiras ao abrir os olhos. Leonardo (Adriano Toloza) pergunta a Camilla (Carolina Kasting) quando ela vai se separar de Luís (Nuno Pardal) e ouve a jovem dizer que o rompimento afetaria os negócios de forma negativa.
Júlia (Dalila Carmo) nega estar nervosa por conta da leitura do testamento ao ser questionada por Vitorino (Joaquim Horta) e conta que há a chance da fábrica ficar mais moderna ao mesmo tempo em que concorda com o que Camilla propos.
Querendo saber quem é Artur, pegam suas digitais e as mandam para Portugal. Enquanto acompanha a filha, Isabel (Daniela Melchior), em sessão de fotos, Camilla é vista por Leonardo e ele pede uma "mercadoria". O homem pergunta a Camilla porque ela não vai com a cara de Júlia.
Luís conta que uma pessoa está ausente quando todos se mostram na expectativa pela leitura do testamento, na Pousada de Santa Marinha. O advogado deixa a família surpresa quando conta que Ana Clara (Vera Kolodzig), ex-mulher do responsável pelo testamento, é outra herdeira, assim que ela chega.
Vasco aparece com Carolina e emociona a ela e a Sara, que está acabando de arrumar seus pertences. Na sequência, Carolina questiona os fatos ocorridos em seu coma. Encaminham Aisha para a delegacia com a acusação que ela pode ter roubado e sequestrado um homem desmemoriado.
Apesar disso, os responsáveis pela investigação notam algo em comum nas digitais de Artur e de um homem dado como morto há duas décadas.
Um policial segue Aisha quando ela deixa a cela. Sabendo que Artur foi encontrado, Luís conta que até o seu retorno não fará a leitura do testamento. O médico conta que Carolina precisa receber novos rins e o funcionamento ruim dos órgãos provocou a crise.
Sara por conta da gravidez não pode doar, e ela seria a pessoa ideal, então o médico aconselha Vasco a fazer o teste para saber se pode doar. Pai de Aisha, Manuel (Manuel Wiborg) segue sem dar notícias e os parentes passam a temer o pior.
Camilla fica sabendo por Leonardo que seu "pedido" chegou em perfeitas condições e logo ela poderá fazer a exposição da "encomenda". Artur surge no laboratório de Jesus (Marcello Antony) e se surpreende. Jesus conta que está na liderança de pesquisas de doenças neurológicas e os melhores profissionais mundiais estão com ele.
Carlos surge no hospital, busca pelo quarto de Carolina e se emociona no reencontro. Por não ser compatível e Sara estar grávida, Vasco procura Cláudia (Susana Arrais) em seu escritório para ela doar o rim a Carolina.
A família fica com esperança de achar Manuel vivo depois que Aisha surge em casa revelando que comprovou que o pai não era quem dirigia o carro.
Vasco é criticado por Sara por mudança de comportamento pelo despertar de Carolina. Ele se desculpa e afirma ainda amar Carolina. Cidália (Sílvia Rizzo) confessa a Carlos (Pedro Hossi) que não entende a união de Becas (Teresa Tavares) com Cláudia. Jesus é enfático: não há outra saída senão falsificar um exame para indicar a morte de Manuel.
Vitorino descobre por Júlia que Artur chegará daqui a um dia para ficar na casa deles. Na revista, Michelle (Isabel Figueira) se mostra irritada porque é considera velha e, assim, não consegue emprego. Um fotógrafo deixa Michelle interessada ao revelar que tem um jeito dela ganhar dinheiro sem muito esforço.
Jesus admite que não consegue ter acesso à memória de Artur e pensa que será positivo como ele irá reagir ao rever os parentes, em Portugal.